O pâncreas é uma importante glândula do corpo humano, sendo responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas
O pâncreas é uma glândula que fica localizada atrás do estômago, entre a porção superior do intestino e o baço, na região abdominal do corpo humano. Este órgão possui formato de folha, pesa aproximadamente 100 gramas e tem cerca de 15 cm a 25 cm de comprimento, sendo anatomicamente dividido em 3 regiões: cabeça (parte mais larga, localizada no lado direito), corpo (região central do órgão) e cauda (ponta fina, localizada do lado esquerdo).
Essencial para o funcionamento adequado do sistema digestivo, o pâncreas se responsabiliza pela produção de enzimas que auxiliam na digestão dos alimentos, além de produzir a insulina — substância que atua na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Quando este órgão apresenta algum problema em seu funcionamento, o organismo acaba sendo drasticamente afetado. Entenda melhor a seguir:
Quero cuidar da saúde do pâncreas!
Características do pâncreas
O pâncreas é um órgão composto basicamente por dois tipos de células principais: exócrinas e endócrinas. A maior parte da estrutura pancreática é formada pelas glândulas e ductos exócrinos, que produzem as enzimas pancreáticas que são liberadas no intestino para a digestão dos alimentos.
As células endócrinas, por sua vez, compõem uma parcela muito menor do pâncreas, e são responsáveis por produzir hormônios como insulina e glucagon — que regulam os níveis de glicose no organismo e os liberam diretamente no sangue. Em outras palavras, essas estruturas atuam diretamente na digestão e no controle do açúcar no sangue, e têm relação direta com o equilíbrio do organismo.
Funções do pâncreas
Conforme foi explicado, uma das principais funções do pâncreas consiste na produção de hormônios que controlam os níveis de açúcar no sangue e o metabolismo do corpo. Para isso, o órgão gera o glucagon, que estimula o fígado a transformar seus estoques de glicogênio em moléculas de glicose, de modo a normalizar a taxa de açúcar quando ela apresenta queda (geralmente, quando o indivíduo passa longos períodos em jejum).
Além disso, o órgão fabrica a insulina, um hormônio que promove uma limpeza nos vasos sanguíneos ao metabolizar os açúcares, transformando-os em energia para o corpo. Esta estrutura também se responsabiliza pela produção do suco pancreático — um conglomerado de enzimas que digere carboidratos, açúcares e proteínas. As principais substâncias produzidas pelo pâncreas para favorecer o processo digestivo são a amilase e a lipase, duas enzimas que ajudam a quebrar os alimentos ingeridos, favorecendo a absorção adequada dos nutrientes.
Qual a importância do órgão no aparelho digestivo?
O pâncreas é um órgão que cumpre um papel essencial no sistema digestivo, já que contribui para a quebra dos alimentos e absorção dos nutrientes. Quando este órgão deixa de funcionar adequadamente, há emagrecimento indesejado e outras alterações relacionadas à má digestão.
Priorize sua saúde! Agende uma consulta com um especialista!
Principais patologias do pâncreas
Entre as principais patologias que acometem o pâncreas, estão:
Pancreatite
Inflamação do pâncreas que pode estar relacionada ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, fibrose cística ou obstrução das vias biliares. A condição pode se manifestar de maneira aguda ou crônica, sendo que o primeiro caso é marcado pelo aparecimento súbito dos sintomas — que podem ser controlados a partir de um tratamento adequado. Na pancreatite crônica, os sintomas aparecem ao longo dos anos.
Em geral, os principais sintomas desta doença são a presença de dores abdominais que irradiam para as costas, além de vômitos, náuseas, inchaço, diarreia, perda de peso, fezes amareladas e febre.
Câncer de pâncreas
O tumor maligno de pâncreas é uma doença mais recorrente em pacientes mais velhos, com idade entre 60 e 70 anos, embora também esteja associada ao consumo de álcool, tabagismo e ingestão de alimentos gordurosos. Os principais sintomas deste tipo de câncer são urina escura, olhos e pele amarelados, fezes com gordura, dores abdominais, perda de peso, redução do apetite, náuseas e vômitos.
Diabetes
Esta é uma doença crônica a qual o corpo não consegue produzir insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina produzida. Uma vez que o pâncreas é justamente o órgão que se responsabiliza pela produção de insulina, uma alteração no funcionamento deste órgão pode levar ao desenvolvimento de diabetes. Os principais sintomas desta condição incluem:
- Idas frequentes ao banheiro;
- Aumento da fome e sede;
- Redução de peso;
- Aumento do sono e cansaço;
- Mudanças repentinas de humor.
Insuficiência pancreática
Trata-se de uma condição caracterizada pela redução quase total da fabricação de enzimas pelo pâncreas, causando diversas alterações no organismo e seu funcionamento.
Sintomas de doenças pancreáticas
Entre os principais sintomas que normalmente indicam a presença de alguma alteração no pâncreas, estão:
- Dor abdominal;
- Diarreia;
- Eliminação de gordura pelas fezes;
- Náuseas e vômitos;
- Olhos e peles amarelados;
- Má digestão.
O que fazer diante da desconfiança de algum problema no pâncreas?
Ao identificar os sintomas descritos acima, o ideal é procurar um médico especializado em aparelho digestivo. Este profissional deverá solicitar exames específicos que permitem o diagnóstico de doenças no pâncreas, tais como ultrassom, ressonância magnética, tomografia, hemograma e avaliação dos níveis de enzimas pancreáticas. O diagnóstico adequado é fundamental para a condução do melhor tratamento para cada caso.
Dicas para manter o pâncreas saudável
Entre as principais medidas consideradas essenciais para a prevenção de doenças que acometem o pâncreas estão a adoção de uma alimentação balanceada, eliminar o tabagismo, consumir bebidas alcoólicas com moderação, adotar uma alimentação saudável e variada, controlar o peso corporal e fazer exercícios físicos regularmente. Além disso, é recomendado fazer exames de rotina para identificação precoce de doenças em geral.
Para saber mais sobre tratamentos de problemas no aparelho digestivo, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Tiago Emanuel.
Fontes: