Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Cirurgia de hérnia incisional
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
6 min. de leitura

Entenda como funciona o procedimento, quando é indicado e quais os métodos existentes. O tratamento é o único capaz de corrigir o problema.

Cicatrizes de cirurgias abdominais podem não se consolidar corretamente e gerar hérnias incisionais, que só podem ser tratadas definitivamente por meio de cirurgia. A cirurgia de hérnia incisional pode ser realizada de forma aberta ou pelas técnicas minimamente invasivas de cirurgia laparoscópica e robótica. A seguir, entenda mais sobre o procedimento.

Quero tratar uma hérnia incisional!

O que é a hérnia incisional?

As cicatrizes de incisões cirúrgicas podem passar por um estado de enfraquecimento de tecidos que possibilitam seu alargamento progressivo. Isso faz com que seja aberto um orifício por onde passam tecidos e órgãos abdominais, deixando, externamente, a aparência de uma saliência visível na área da cicatriz.

O enfraquecimento do tecido da cicatriz que favorece o surgimento das hérnias incisionais está relacionado a alguns fatores que aumentam a pressão abdominal e favorecem a cicatrização inadequada das incisões, tais como:

  • esforços físicos antes do período liberado pelo médico;
  • esforços cotidianos, como o de fazer força para evacuar;
  • alimentação inadequada;
  • tabagismo;
  • infecções;
  • doenças crônicas, como o diabetes.

Por causa do deslocamento de tecidos e órgãos provocados pela hérnia incisional, alguns sintomas podem estar presentes, como dor abdominal perto do nódulo, náuseas, vômitos, febre e batimentos cardíacos acelerados. A presença desses sintomas deve ser avaliada com muita atenção, pois pode indicar agravamento do quadro.

A hérnia incisional pode surgir a partir de qualquer cicatriz cirúrgica abdominal, após procedimentos abertos, como cirurgia bariátrica, cesariana e de apendicite. A condição pode atingir entre 15% e 20% dos pacientes que passam por esses procedimentos. O único tratamento que reverte com sucesso o problema é a cirurgia de hérnia incisional.

Cirurgia de hérnia incisional

Como dito, apesar de existirem tratamentos conservadores que atenuam os sintomas, o único tratamento que possibilita a reversão do problema é a cirurgia de hérnia incisional. Basicamente, o procedimento consiste no reposicionamento das estruturas desviadas e fechamento do orifício abdominal, devolvendo a aparência anterior ao local. É realizado com anestesia geral ou local com sedação.

A cirurgia de hérnia incisional deve ser realizada em ambiente hospitalar por um médico especialista em cirurgia do aparelho digestivo. É por meio da avaliação completa do problema por esse profissional que é determinado o tipo de cirurgia mais adequada para o paciente — aberta, laparoscópica ou robótica — e a urgência do procedimento.

Realize a cirurgia de hérnia incisional com um cirurgião especialista!

Agende uma consulta

Quando a cirurgia para hérnia incisional é indicada?

A cirurgia de hérnia incisional deve ser realizada para reverter o problema em todos os pacientes diagnosticados, mesmo aqueles que não apresentam quadro sintomático grave. Por isso, as diferenças da indicação levam em conta a gravidade do problema e algumas características individuais dos pacientes, como idade e presença de outras doenças.

Nos casos de menor gravidade, a cirurgia pode ser planejada com calma, podendo ser realizada num momento de maior possibilidade de recuperação tranquila ao paciente. Nos casos de maior gravidade, como quando há estrangulamento da hérnia, pode ser necessário recorrer à cirurgia de emergência.

Tipos de cirurgia para a hérnia incisional

Além da urgência, outro fator que pode diferenciar a indicação da cirurgia de hérnia incisional é o tipo de procedimento, que pode ser aberto, laparoscópico ou robótico.

Cirurgia aberta

A cirurgia aberta é o método mais tradicional de tratamento da hérnia incisional. Por meio dela, é feita uma incisão que possibilita ao cirurgião acessar a hérnia e reposicionar as estruturas desviadas, fechar o orifício e fortalecer o tecido da parede abdominal por meio da colocação de uma tela, para evitar recidivas.

Por ser uma técnica mais invasiva, a cirurgia aberta requer um período maior de recuperação, além de ter maiores riscos de complicações. Entretanto, dependendo do caso, a técnica é escolhida por ser a mais adequada para o tratamento da hérnia.

Cirurgia laparoscópica

O método laparoscópico é um dos mais eficazes tipos de cirurgia de hérnia incisional, com mais chances de recuperação segura, pois trata-se de um procedimento minimamente invasivo.

O acesso ao local da hérnia é feito por meio de quatro pequenas incisões, através das quais são inseridos os instrumentos cirúrgicos — o laparoscópio, que é a câmera que guia o procedimento, e os outros instrumentos. Dessa forma, é possível reposicionar as estruturas e fechar o orifício da mesma forma que na cirurgia aberta.

Cirurgia robótica

A cirurgia robótica também é uma opção de método minimamente invasivo para tratar hérnia incisional. O procedimento se parece com o da cirurgia laparoscópica, com o diferencial de que os instrumentos são operados por um robô controlado pelo cirurgião. Isso possibilita maior precisão nas incisões e no fechamento do orifício da hérnia.

A cirurgia de hérnia incisional robótica permite uma recuperação mais tranquila e menores chances de recidiva do problema. O Dr. Tiago Emanuel é especialista em cirurgia do aparelho digestivo, realizando também os procedimentos de laparoscopia e robóticos.

Cirurgia de emergência

A hérnia incisional, por si só, não é uma emergência médica. Ainda assim, a cirurgia de hérnia incisional pode ser considerada de emergência em casos de complicações que representam riscos ao paciente.

Uma das principais complicações da hérnia incisional é o estrangulamento. Ocorre quando o suprimento de sangue para o tecido afetado pela hérnia é cortado. O estrangulamento da hérnia causa diversos sintomas e pode levar a complicações ainda mais graves, como infecções e sepse, que podem, por sua vez, levar o paciente à morte.

Outros casos graves de hérnia incisional são os que envolvem perda do funcionamento dos órgãos afetados, como quando ocorre obstrução intestinal ou encarceramento de seu conteúdo.

Corrija a hérnia incisional com o Dr. Tiago Emanuel!

Agende uma consulta

Existem riscos?

Como todo procedimento invasivo, a cirurgia de hérnia incisional tem alguns riscos. Entre os problemas que podem ocorrer durante a recuperação, podemos citar:

  • sangramento;
  • febre alta;
  • inchaço;
  • náuseas e vômitos;
  • tosse e falta de ar;
  • vermelhidão;
  • dor no local das incisões;
  • recidiva da hérnia.

Com o aparecimento de qualquer um desses sinais, o médico deve ser contatado. Apesar disso, quando o procedimento é bem-feito e o paciente segue todas as recomendações pré e pós-operatórias, dificilmente haverá complicações graves, principalmente após a cirurgia de hérnia incisional por laparoscopia ou robótica.

Pré e pós-operatório da cirurgia de hérnia incisional

Para que a cirurgia de hérnia incisional tenha sucesso no tratamento da condição, é importante que se siga todas as recomendações tanto no preparo quanto na recuperação do procedimento.

  • Preparo: No pré-operatório da cirurgia de hérnia incisional, são solicitados alguns exames para verificar o estado de saúde do paciente, como exames cardíacos, hemograma completo e exames de imagem para avaliar o estado da hérnia e se há possíveis complicações. Assim, é possível determinar o melhor momento para a realização da cirurgia ou se ela é emergencial;
  • Recuperação: após a cirurgia de hérnia incisional, começa o período pós-operatório, que deve ser realizado com muita atenção para evitar complicações. É importante seguir recomendações como fazer repouso por pelo menos uma semana, não fazer esforço físico ou pegar peso, tomar somente as medicações prescritas pelo médico e fazer uma dieta que favoreça o funcionamento intestinal.

O Dr. Tiago Emanuel é especialista em cirurgias do aparelho digestivo, com formação e experiência no tratamento de hérnias abdominais por meio de técnicas minimamente invasivas. Entre em contato e agende uma consulta.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal

Manual MSD

Logo

Cuide da sua saúde!

Agende uma consulta