Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Cirurgia de hérnia de hiato
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
5 min. de leitura

Casos de hérnias mais volumosas ou que não são resolvidos com tratamento clínico podem receber indicação cirúrgica

A hérnia de hiato ou hérnia hiatal é quando uma porção do estômago extravasa para o tórax através do hiato esofágico, um orifício no diafragma que permite a passagem do esôfago para o estômago.

O diafragma é o músculo que separa o tórax do abdômen e ajuda a manter as estruturas internas em suas posições corretas. Por diferentes motivos, o hiato esofágico pode enfraquecer e a abertura acaba se alargando, o que causa a formação da hérnia de hiato.

Quero tratar a hérnia de hiato!

Uma das consequências mais comuns dessa condição é o refluxo gastroesofágico, no qual o conteúdo estomacal retorna involuntariamente para o esôfago, causando principalmente sensação de azia, queimação e regurgitação. Quando esses sintomas são persistentes, a cirurgia de hérnia de hiato pode ser indicada para devolver a qualidade de vida ao paciente.

Continue a leitura para saber mais sobre o procedimento.

Quando é necessária a cirurgia de hérnia de hiato

A cirurgia de hérnia de hiato surge como opção em casos mais graves da doença que possuem complicações associadas, como esofagite e úlceras. O procedimento pode ser necessário quando a hérnia é maior do que 5 centímetros ou quando os tratamentos convencionais feitos com medicamentos e mudanças comportamentais não são capazes de controlar os sintomas.

Outra ocasião que pode envolver a realização da cirurgia de hérnia de hiato é para casos de hérnia de hiato paraesofágica. Isso porque esse tipo de hérnia pode evoluir para um quadro de estrangulamento, uma complicação séria que pode até ser fatal.

No mais, hérnias assintomáticas e menores, além das chamadas hérnias de deslizamento, que causam sintomas de refluxo mais leves, podem ter os sintomas controlados com tratamentos não-cirúrgicos.

Cirurgia de hérnia de hiato com um cirurgião especialista: Dr. Tiago Emanuel!

Agende uma consulta

Como a cirurgia é realizada?

A cirurgia de hérnia de hiato tem o objetivo de reposicionar a porção do estômago extravasada de volta à cavidade abdominal e fechar o orifício. Para isso, o cirurgião do aparelho digestivo readequa o tamanho original do hiato esofágico e confecciona uma válvula antirrefluxo ao redor do esôfago com a parte superior do estômago. Esse procedimento é conhecido como fundoplicatura e serve para evitar o refluxo ácido para o esôfago.

A cirurgia de hérnia de hiato é considerada uma forma eficaz para solucionar o problema de modo definitivo. Em geral, a intervenção é realizada com anestesia geral e pode durar de uma a duas horas.

Tipos de cirurgia de hérnia de hiato

Existem diferentes técnicas que podem ser utilizadas na cirurgia de hérnia de hiato, no entanto os procedimentos minimamente invasivos têm ganhado a preferência em relação à técnica aberta tradicional por conta de seus benefícios.

Tanto a cirurgia por videolaparoscopia ou por plataforma robótica são minimamente invasivas, feitas por meio de pequenas incisões na região abdominal para inserir uma microcâmera que transmite as imagens internas e os instrumentos cirúrgicos necessários para corrigir a hérnia.

A diferença entre as duas técnicas é que a cirurgia robótica é executada por um robô com movimentos extremamente precisos, que por sua vez é controlado por um cirurgião, que consegue visualizar as estruturas internas por meio de imagens tridimensionais de alta definição.

As vantagens das metodologias minimamente invasivas são inúmeras, incluindo:

  • Menor possibilidade de sangramentos;
  • Risco de infecção reduzido;
  • Menor agressão aos tecidos;
  • Menor tempo de internação do paciente;
  • Recuperação mais rápida e menos dolorida;
  • Cicatrizes menores e mais discretas.

Cuidados no pré e pós-operatório

Em geral, os cuidados pré-operatórios para a cirurgia de hérnia de hiato servem para não agravar o quadro e garantir a segurança do procedimento. Alguns dos mais comuns são:

  • Evitar atividades físicas mais intensas;
  • Manter uma alimentação leve;
  • Evitar o tabagismo e consumo de bebidas alcóolicas;
  • Suspender o uso de medicamentos anticoagulantes;
  • Manter jejum de 8 horas;
  • Realizar os exames solicitados.

O pós-operatório é relativamente tranquilo e não costuma ter complicações quando o paciente segue todas as recomendações médicas. É preciso manter repouso relativo, utilizar as medicações indicadas para aliviar as dores que podem surgir nos primeiros dias e adotar uma dieta equilibrada.

Na primeira semana, a alimentação é composta somente por líquidos, seguida de alimentos pastosos, até que sejam liberadas refeições sólidas, o que costuma ocorrer após um mês da cirurgia de hérnia de hiato.

O paciente também deve evitar carregar peso e a prática de atividade físicas durante um mês. Dentro de duas semanas, as atividades de rotina podem ser retomadas normalmente.

Há riscos na cirurgia de hérnia de hiato?

Quando recomendada, a cirurgia de hérnia de hiato é um procedimento seguro e muito eficiente para solucionar os casos mais graves desse tipo de hérnia. Adicionalmente, as técnicas minimamente invasivas possibilitam menor risco de sangramentos e infecções, além de uma recuperação mais tranquila.

Como em qualquer cirurgia, os riscos existem, mas são minimizados com os cuidados corretos no pré e pós-operatório e a experiência e capacidade do cirurgião do aparelho digestivo ao executar o procedimento.

No entanto, as principais complicações que podem ocorrer na cirurgia de hérnia de hiato são:

  • Sangramentos;
  • Infecções;
  • Complicações anestésicas;
  • Lesões no esôfago.

Qual médico realiza a cirurgia?

A cirurgia de hérnia de hiato deve ser conduzida por um especialista no tratamento desta patologia, como o cirurgião do aparelho digestivo, um profissional que possui conhecimento em procedimentos do aparelho digestivo, inclusive em cirurgia laparoscópica e cirurgia robótica.

O Dr. Tiago Emanuel é cirurgião geral e cirurgião do aparelho digestivo com ampla experiência na área, priorizando a execução de metodologias robóticas no tratamento de doenças que acometem o aparelho digestivo.

Agende uma consulta com o Dr. Tiago Emanuel.

 

Fontes:

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal

Logo

Cuide da sua saúde!

Agende uma consulta