Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Tratamentos para hérnia incisional: quais são as opções?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
23/10/2023
4 min. de leitura

A cirurgia é o único meio de tratar, de forma definitiva, este tipo de hérnia abdominal

A hérnia incisional é um tipo de hérnia abdominal que surge quando cicatrizes de cirurgias realizadas previamente no abdômen não se consolidam corretamente, fazendo com que surja uma abertura na parede abdominal interna por onde extravasam partes de tecidos ou órgãos.

A principal característica de uma hérnia incisional é uma espécie de protuberância ou abaulamento no local da cicatriz. A maioria dos casos é assintomática, mas algumas pessoas podem sentir dores ou desconfortos ao realizar esforço físico, e outros sintomas que podem indicar complicações graves como o encarceramento da hérnia.

Quando se fala em tratamentos para hérnia incisional, o único capaz de resolvê-la definitivamente é a cirurgia. A urgência de sua realização depende da gravidade da hérnia. Entenda mais a seguir:

Desejo tratar uma hérnia incisional!

Como confirmar o diagnóstico?

A indicação de tratamentos para hérnia incisional deve ser feita pelo médico a partir do diagnóstico da doença, que é, de forma geral, clínico. Apenas com uma análise da história médica do paciente e um exame físico é possível detectar uma hérnia incisional.

Tanto para confirmar o diagnóstico, quanto para estabelecer qual é a urgência do tratamento para a hérnia incisional, o médico pode solicitar exames de imagem, como a ultrassonografia, para avaliar a gravidade da hérnia e quais tecidos ou órgãos estão herniados.

Como é o tratamento da hérnia incisional?

Ainda que pacientes assintomáticos possam realizar acompanhamento dos sintomas sem urgência, o único dos tratamentos para hérnia incisional capaz de reverter o problema é a cirurgia, que consiste, basicamente, no fechamento do orifício na parede abdominal após o reposicionamento dos tecidos herniados.

Para realizar o procedimento, podem ser adotadas três técnicas diferentes:

Cirurgia aberta

A cirurgia aberta é realizada por meio de uma grande incisão. Assim, é possível que o cirurgião acesse a região a ser operada. Esse tipo de tratamento para hérnia incisional tem sido realizado, atualmente, principalmente nos casos de maior gravidade, que demandam tratamento mais urgente.

Desejo tratar uma hérnia incisional!

Cirurgia laparoscópica

Nesse tipo de cirurgia, são realizados pequenos furos no abdômen por onde passam os instrumentos cirúrgicos e uma microcâmera. Assim, o médico consegue realizar a operação de forma menos invasiva, garantindo ao paciente uma recuperação mais rápida e com menos chances de complicações.

Cirurgia robótica

Na cirurgia robótica, também são feitos pequenos furos por onde passam os instrumentos cirúrgicos e uma câmera. Nesse caso, porém, os instrumentos são operados por um robô controlado remotamente pelo cirurgião. A cirurgia robótica, entre os tratamentos para hérnia incisional, é a que garante maior precisão nos movimentos, diminuindo ainda mais as chances de complicações pós-cirúrgicas.

Cuidados após a cirurgia de hérnia incisional

Os cuidados no pós-operatório  da cirurgia de hérnia incisional são essenciais para uma boa recuperação e consolidação do tratamento para hérnia incisional, independentemente da técnica cirúrgica adotada. De forma geral, é importante o paciente se atentar a orientações como:

  • Não dirigir nos primeiros 7 dias após a cirurgia;
  • Não fazer esforço físico ou pegar peso nas primeiras semanas após o procedimento, retomando essas atividades aos poucos depois desse período;
  • Fazer a troca e a higiene dos curativos de acordo com a recomendação médica;
  • Consumir, preferencialmente, alimentos ricos em fibra e outros nutrientes que favoreçam o trânsito intestinal;
  • Retornar ao médico nos dias recomendados para avaliar a recuperação.

Além disso, é importante ter atenção a alguns sintomas que podem indicar complicações pós-cirúrgicas, tais como sangramento, febre alta, inchaço e vermelhidão excessivos da área operada, náuseas, vômitos e a recidiva da hérnia. Qualquer um desses sinais deve ser comunicado ao médico imediatamente.

Desejo tratar uma hérnia incisional!

Qual profissional procurar para o tratamento?

Os tratamentos para hérnia incisional e qualquer outro tipo de hérnia abdominal devem ser realizados por um médico cirurgião do aparelho digestivo, uma vez que essa intervenção é a única capaz de corrigir definitivamente o problema.

A partir da análise dos exames diagnósticos e do estado de saúde do paciente, esse profissional é capaz de traçar o melhor plano para tratar a hérnia incisional e evitar que o problema retorne futuramente.

Saiba mais sobre esse e demais assuntos, entre em contato e agende já sua consulta com o Dr. Tiago Emanuel.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal

Dr. Tiago Emanuel