Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Tratamentos para hérnia epigástrica
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
16/10/2023
4 min. de leitura

A cirurgia é a única forma de tratar, de forma efetiva, a protuberância que surge entre o tórax e o umbigo

A hérnia epigástrica é um tipo de hérnia abdominal que se forma na chamada linha alba, que fica entre o tórax e o umbigo. Assim como os outros problemas desse tipo, ela se manifesta como uma protuberância ou um abaulamento nessa área, e é causada pelo enfraquecimento da musculatura da parede abdominal, que permite a formação de uma abertura por onde partes de órgãos e tecidos se extravasam.

Excesso de peso, esforços excessivos, gravidez e cirurgias prévias no local estão entre os principais fatores causadores do problema. Uma vez diagnosticada, os tratamentos para hérnia epigástrica podem incluir acompanhamento dos sintomas e de seu desenvolvimento. Entretanto, somente a cirurgia é capaz de resolver o problema.

Desejo tratar uma hérnia epigástrica!

Opções de tratamento para a hérnia epigástrica

Quando falamos em tratamentos para hérnia epigástrica, podemos nos referir ao acompanhamento do desenvolvimento da protuberância e dos sintomas sentidos pelo paciente — nem todos têm sintomas, mas algumas pessoas podem sentir desconforto quando realizam esforços físicos, ou mesmo sintomas que indiquem complicações como o encarceramento da hérnia.

Esse tipo de tratamento para hérnia epigástrica pode ser indicado nas situações em que a hérnia é pequena e tem baixo risco de complicações. No entanto, a única forma de resolver a hérnia epigástrica de forma efetiva é a cirurgia.

Cirurgia de hérnia epigástrica

A cirurgia de hérnia epigástrica é um tratamento para hérnia epigástrica que pode ser indicado a todos os pacientes com o problema, mesmo aqueles que vêm de um período de acompanhamento dos sintomas sem gravidade. Isso ocorre porque, como já mencionado, é o único método capaz de resolver o problema.

No procedimento, o cirurgião realiza o reposicionamento dos órgãos e tecidos herniados e fecha a abertura da parede abdominal. Em alguns casos, pode ser necessário colocar uma tela para auxiliar no fortalecimento muscular do local, evitando que novas hérnias se formem.

Desejo tratar uma hérnia epigástrica!

Tipos de cirurgia de hérnia epigástrica

As cirurgias, como tratamentos para hérnia epigástrica, podem ser realizadas de três formas diferentes: aberta, laparoscópica e robótica.

Cirurgia aberta

A cirurgia aberta é um dos tratamentos para hérnia epigástrica mais tradicionais, embora, atualmente, seja mais indicada em casos de maior urgência, como quando a hérnia está encarcerada ou estrangulada. No procedimento, o cirurgião acessa a área a ser operada de forma aberta, através de uma incisão na área herniada.

Cirurgia laparoscópica

A cirurgia laparoscópica é um procedimento considerado minimamente invasivo, pois é feito por meio de pequenos furos por onde passam uma microcâmera e os instrumentos que serão operados pelo cirurgião. Por conta disso, tem sido cada vez mais realizada em tratamentos para hérnia epigástrica, uma vez que costuma ter uma recuperação mais rápida e tranquila que a cirurgia aberta.

Desejo tratar uma hérnia epigástrica!

Cirurgia robótica

De forma geral, a cirurgia robótica é muito semelhante à laparoscopia. A diferença está na operação dos instrumentos cirúrgicos, que aqui é feita por um robô controlado remotamente pelo cirurgião. Dessa forma, a cirurgia pode ser feita com movimentos mais precisos e de forma ainda menos invasiva.

Cuidados pós-operatórios

Independentemente da técnica cirúrgica adotada como tratamento para hérnia epigástrica, é fundamental seguir todas as orientações pós-operatórias para que a recuperação ocorra sem nenhuma complicação, além de evitar qualquer chance de recidiva da doença.

Nesse sentido, os principais cuidados pós-operatórios da cirurgia de hérnia epigástrica são:

  • Não dirigir por pelo menos 7 dias após a cirurgia;
  • Evitar esforços físicos por pelo menos 30 dias e, após esse período, retomá-los gradualmente;
  • Manter os cuidados de troca e higiene dos curativos cirúrgicos de acordo com a recomendação médica;
  • Ter uma alimentação rica em fibra e outros nutrientes que garantam um bom funcionamento intestinal;
  • Retornar ao médico para avaliar o processo de cicatrização e informá-lo sobre qualquer sinal de complicação (infecção, sangramento, inchaço, entre outros).

Desejo tratar uma hérnia epigástrica!

Qual profissional procurar para o tratamento da hérnia epigástrica?

Os tratamentos para hérnia epigástrica devem ser conduzidos preferencialmente por um médico cirurgião do aparelho digestivo, que é o profissional especializado nos procedimentos que envolvem os órgãos e tecidos dessa região do corpo.

Saiba mais sobre esse e demais assuntos, entre em contato e agende já sua consulta com o Dr. Tiago Emanuel.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal

Dr. Tiago Emanuel