Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Tratamento para hérnia umbilical
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
15/04/2024
6 min. de leitura

Saiba como é realizado o diagnóstico da doença, as opções de tratamento e descubra qual profissional pode ajudar você nesse processo

A hérnia umbilical ou paraumbilical consiste em uma protusão que atinge a região do umbigo e que surge quando existe algum defeito ou enfraquecimento no tecido muscular da parede abdominal. Assim, ao ocorrer uma abertura nessa região, algum órgão interno pode “escapar” e causar uma saliência, ou seja, uma hérnia. Essa situação é relativamente frequente, principalmente em bebês, uma vez que a cicatriz umbilical é uma região enfraquecida em relação a outras estruturas, dada a existência do anel umbilical durante o desenvolvimento embrionário.

Quero tratar a hérnia umbilical!

Na maior parte dos casos, essas protuberâncias cicatrizam espontaneamente, sendo quase sempre indolores. Existem casos, entretanto, em que há necessidade de intervenção cirúrgica, sendo este o único tratamento para hérnia umbilical capaz de corrigir permanentemente tal problema. Acompanhe a leitura deste texto para saber mais sobre essas hérnias, quando é necessário realizar a operação e quais cuidados devem ser tomados após esse procedimento.

Como é o diagnóstico da hérnia umbilical?

O diagnóstico de hérnia umbilical pode ser feito de duas formas: avaliações clínicas e exames de imagem.

No primeiro caso, quando a protuberância está visível, é possível realizar exames físicos, em que o profissional apalpa a região abdominal e verifica a presença da protusão, observando, também, sua forma e tamanho.

Já no segundo caso, não sendo a protuberância visível a olho nu, são solicitadas ultrassonografia e tomografia computadorizada, sendo que este último geralmente é feito apenas para confirmar que os sintomas não estão sendo causados por outro problema, para avaliar possíveis complicações que a hérnia pode causar e auxiliar no planejamento do procedimento cirúrgico, caso necessário.

Com o diagnóstico correto e preciso em mãos, é hora de buscar tratamento para hérnia umbilical, que é o que você confere abaixo.

Opções de tratamento para hérnia umbilical

Embora, em alguns casos, possam ser adotadas medidas de vigilância e prevenção de possíveis complicações, assim como o uso de medicamentos para controlar os sintomas, a única forma de realizar o tratamento para hérnia umbilical de modo a resolver o problema de forma definitiva é o procedimento cirúrgico.

Enquanto as hérnias não complicadas podem ser tratadas por meio de cirurgias programadas, as que apresentam complicações para o paciente, como encarceramento e estrangulamento, requerem cirurgias de emergência. Confira abaixo mais informações sobre esse procedimento.

Tratamento para hérnia umbilical com um médico especialista!

Agende uma consulta

Cirurgia de hérnia umbilical

Essa operação tem por objetivo auxiliar no tratamento para hérnia umbilical ao reposicionar o órgão que extrapolou para fora da cavidade abdominal e fechar o orifício da hérnia, de modo que o conteúdo abdominal não volte a deslizar para fora, reduzindo os sintomas da hérnia em função de seu tamanho e do desconforto provocado por ela.

Dependendo do caso, pode ser necessária, também, a instalação de uma tela cirúrgica ou prótese para reforçar a musculatura da região e evitar a reincidência do problema no local.

A cirurgia de hérnia umbilical é recomendada nos seguintes casos:

  • Quando a hérnia não desaparece sozinha até os 3 anos de idade;
  • Dor na hérnia;
  • Diâmetro superior a 1,5 cm;
  • Risco de complicações.

Nesse procedimento, há poucos registros de complicações. Porém, é possível o surgimento de infecções, dores de cabeça, náusea, vômitos, febre, além da possibilidade de recidiva, isto é, de reaparecimento da hérnia.

Tipos de cirurgia de hérnia umbilical

Existem várias metodologias de intervenção cirúrgica que podem ser realizadas no tratamento para hérnia umbilical. Confira como funciona cada uma delas abaixo.

Cirurgia aberta

Um dos métodos mais conhecidos para a correção da hérnia na parede abdominal é a denominada metodologia aberta tradicional ou convencional. Como o próprio nome sugere, esse procedimento é realizado a partir da metodologia tradicional de incisão na região umbilical para realizar o reposicionamento do órgão extravasado.

Tratamento especializado para hérnia umbilical com o Dr. Tiago Emanuel!

Agende uma consulta

Cirurgia laparoscópica

Também conhecida como videolaparoscopia, esse procedimento é um dos mais recomendados quando o assunto é tratamento para hérnia umbilical. Isso porque é uma cirurgia rápida, de baixo risco e minimamente invasiva. É um procedimento conduzido a partir de pequenas incisões na região a ser operada, através das quais são introduzidos instrumentos cirúrgicos acoplados a uma câmera para auxiliar na visualização das estruturas internas. É indicado no caso de hérnias maiores ou que já tenham passado por alguma cirurgia anteriormente.

Cirurgia robótica

Outra metodologia utilizada no tratamento para hérnia umbilical é a cirurgia robótica. Nela, o responsável por operar os instrumentos cirúrgicos é um robô, guiado por um cirurgião especialista na área. A combinação do trabalho robótico com o humano promove o aumento da precisão dos movimentos realizados durante o procedimento.

Recuperação e cuidados pós-operatórios

O tempo médio estimado para recuperação é de 15 dias, não havendo a necessidade de um período prolongado de internação do paciente, especialmente no caso da cirurgia laparoscópica, que possibilita uma alta precoce para o paciente. Nesse momento, alguns cuidados devem ser tomados, tais como:

  • Retomar a alimentação imediatamente após a operação, seguindo orientações médicas;
  • Ficar em repouso por, pelo menos, 2 a 3 dias;
  • Manter cuidados de higiene e profilaxia com as incisões;
  • Tomar todos os medicamentos prescritos pelo especialista que realizou a operação de forma correta, como analgésicos e anti-inflamatórios, em caso de dor e inchaço;
  • Evitar carregar peso ou realizar outras ações que exijam esforço físico e pressionem a região abdominal;
  • Restringir a prática de atividades físicas por, pelo menos, uma semana;
  • Retomar essas atividades somente após autorização médica e de forma moderada, seguindo as recomendações de uma equipe de profissionais especializados.

Qual profissional procurar para o tratamento da hérnia umbilical?

Após receber o diagnóstico, é necessário buscar assistência médica para realizar o tratamento para hérnia umbilical e evitar complicações de uma hérnia não tratada. Cada paciente deve discutir com seu médico as opções e riscos envolvidos, tendo em mente a importância e eficácia do tratamento cirúrgico, sempre buscando uma avaliação prévia e um acompanhamento adequado e especializado. Para isso, é necessário procurar um cirurgião do aparelho digestivo.

O Dr. Tiago Emanuel é especialista em cirurgia do aparelho digestivo e possui ampla experiência em metodologias cirúrgicas minimamente invasivas, como os procedimentos mencionados anteriormente.

Para saber mais sobre tratamentos de problemas no aparelho digestivo, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Tiago Emanuel.

 

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde

Manual MSD