Saiba quais os procedimentos indicados para cada tipo de nódulo
Nódulo é um termo que se refere a qualquer lesão sólida, que tenha mais de 1 cm de diâmetro, que pode surgir em qualquer parte do corpo. Ele pode ser benigno ou maligno. No fígado, especificamente, costuma ter origem benigna e, muitas vezes, não requer nenhum cuidado.
Achados de nódulo no fígado são bastante comuns e muitas vezes o diagnóstico acontece por acaso, quando são realizados exames para investigação de outros quadros clínicos.
O tratamento do nódulo no fígado é indicado em algumas situações, como no caso de câncer, por exemplo, quando é recomendada cirurgia.
Quero saber mais sobre esse tratamento!
Causas e diagnóstico do nódulo no fígado
As causas que levam ao surgimento de nódulos no fígado dependem do tipo da lesão. Existem diferentes tipos de nódulos no fígado. São eles:
- Cisto: tem o formato de uma pequena bolsa formada contendo líquido em seu interior;
- Adenoma: afeta com mais frequência as mulheres e pode evoluir para câncer. Pode estar relacionado ao uso prolongado de anticoncepcionais;
- Hemangioma: nódulo formado pela aglomeração de vasos sanguíneos presentes no fígado;
- Hiperplasia nodular focal: esse tipo de nódulo tem como causa a proliferação de células ao redor de um vaso sanguíneo e também pode estar associado ao uso de anticoncepcionais por longos períodos de tempo.
Outros fatores podem favorecer a formação de nódulos no fígado, como algumas doenças, como cirrose, gordura no fígado, doenças hereditárias e hepatite.
Quando os nódulos são malignos, estes podem surgir em razão de outras causas, seja por metástase vinda de outro tecido ou, ainda, pela evolução de um nódulo benigno.
O diagnóstico de nódulo no fígado, como dito anteriormente, muitas vezes é feito de maneira incidental durante a realização de exames que investigam outras condições. Quando identificados, o médico especializado em cirurgia do aparelho digestivo pode solicitar exames de imagem para confirmação diagnóstica, como ultrassonografia de abdômen, tomografia computadoriza e ressonância magnética.
Para diferenciar um nódulo benigno de uma formação maligna, pode ser realizada uma biópsia, exame no qual uma pequena amostra de tecido é retirada para análise em laboratório.
Agende com um médico especialista em fígado: Dr. Tiago Emanuel!
Tratamento do nódulo no fígado
O tratamento do nódulo no fígado é realizado conforme o tipo de nódulo. Nódulos benignos geralmente não exigem nenhum tipo de intervenção, sendo apenas observados para que o médico possa avaliar se eles estão sofrendo alterações.
Já os nódulos maiores, que causam sintomas e desconforto, e os nódulos malignos, precisam ser retirados por meio de cirurgia. Dependendo do tamanho da lesão, o tratamento do nódulo no fígado pode incluir a excisão da parte do órgão afetada.
Tratamento do nódulo no fígado: como é feito?
O tratamento do nódulo no fígado causado por um cisto, se este for volumoso, é feito por meio de uma punção para que seu conteúdo seja esvaziado. Também pode ser feita cirurgia de ressecção para que ele seja totalmente retirado.
Se a causa for um adenoma, o tratamento do nódulo no fígado, nesta situação, é cirúrgico, para remover o nódulo ou a parte do fígado afetada pela lesão. O procedimento pode ser feito por técnica aberta ou por videolaparoscopia.
Os hemangiomas hepáticos são apenas acompanhados pelo médico, pois geralmente não causam sintomas e não apresentam risco de malignidade. Em casos mais raros, quando provocam sintomas ou são muito volumosos, também são tratados com cirurgia.
Outro tipo de nódulo que não requer tratamento é o causado pela hiperplasia nodular focal, caso o paciente seja assintomático. Quando é necessário tratar por estar crescendo e causando sintomas, o tratamento do nódulo no fígado é realizado por meio de cirurgia.
O que acontece se o nódulo do fígado não for tratado?
O tratamento do nódulo no fígado deve ser realizado conforme orientação médica para evitar que a lesão evolua e possa causar sintomas, desconfortos ou mesmo câncer.
Muitos casos graves de nódulos malignos possuem melhor prognóstico quando diagnosticados e tratados precocemente.
Qual médico trata o nódulo do fígado?
Na suspeita de um nódulo no fígado, o especialista consultado é o hepatologista, mesmo que a lesão não seja grave e só necessite de acompanhamento.
Cabe a esse especialista avaliar a evolução do quadro e recomendar algum tipo de intervenção sempre que necessário.
Para saber mais sobre tratamentos de problemas no aparelho digestivo, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Tiago Emanuel.
Fontes: