Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Tratamento da hiperplasia nodular focal do fígado
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
14/08/2023
4 min. de leitura

O tratamento da hiperplasia nodular focal do fígado geralmente é feito a partir de acompanhamento periódico, mas há casos em que a cirurgia pode ser necessária

A hiperplasia nodular focal do fígado é um tumor benigno que afeta as células metabólicas do fígado, sendo composto por células chamadas hepatócitos — que se responsabilizam pelas funções metabólicas do fígado. Embora esta lesão normalmente não represente um risco ao paciente, é fundamental que seja avaliada de maneira individualizada para determinar se há necessidade terapêutica para o quadro apresentado.

Quero saber mais sobre esse tumor!

O correto tratamento da hiperplasia nodular focal do fígado é fundamental para garantir a manutenção da saúde do paciente, bem como sua qualidade de vida e bem-estar. A avaliação de um médico especializado em cirurgia do aparelho digestivo é fundamental para que a melhor opção terapêutica seja identificada.

Principais causas da hiperplasia nodular focal do fígado

A medicina ainda não foi capaz de determinar as causas da hiperplasia nodular focal do fígado. Apesar disso, acredita-se atualmente que a condição esteja relacionada com malformações vasculares, consumo de contraceptivos orais e surgimento de nódulos.

Diagnóstico da hiperplasia nodular focal do fígado

A hiperplasia nodular focal do fígado é uma condição que raramente apresenta sintomas. Por isso, o diagnóstico da lesão normalmente ocorre por acaso, quando o paciente se submete a exames de imagem realizados com o intuito de investigar outros problemas de saúde.

Cuide da saúde do seu fígado com um médico especialista!

Agende uma consulta

A partir do momento em que os nódulos são encontrados, porém, é importante realizar outros exames para confirmar o diagnóstico. Os principais exames que podem ser realizados neste caso são:

  • Biópsia do tumor;
  • Cintilografia;
  • Exames de sangue;
  • Tomografia;
  • Ressonância magnética.

Tratamento da hiperplasia nodular focal do fígado

O tratamento geralmente não é ativo, ou seja: consiste apenas no acompanhamento regular da condição para monitorar seu crescimento. Isso não significa, porém, que não existem casos que demandam intervenção cirúrgica. A avaliação do especialista é fundamental para determinar a melhor metodologia para cada caso.

Como é feito o tratamento da hiperplasia nodular focal do fígado

Conforme foi explicado, o tratamento da hiperplasia nodular focal do fígado geralmente consiste no acompanhamento periódico da condição. Entretanto, há casos em que é necessária a remoção cirúrgica do nódulo, o que é feito a partir da hepatectomia ou ressecção hepática. Este procedimento consiste na remoção da parte do fígado afetada pela doença.

Quando o tratamento é recomendado?

A cirurgia para tratamento da hiperplasia nodular focal do fígado é indicada apenas para pacientes que apresentam bom estado geral de saúde e que apresentem condições de se submeter a um período de recuperação relativamente longo. Isso porque a função hepática volta ao normal após cerca de 6 a 8 semanas.

A cirurgia é indicada no tratamento da hiperplasia nodular focal do fígado em casos de:

  • Pacientes com sintomas;
  • Indivíduos que apresentam ruptura ou hemorragia;
  • Presença de outras doenças associadas à hiperplasia nodular focal do fígado;
  • Crescimento considerável do nódulo;
  • Casos em que há dúvida em relação ao diagnóstico.

Dicas para prevenção da hiperplasia nodular focal do fígado

Levando em consideração que a hiperplasia nodular focal do fígado não tem causas conhecidas, não é possível determinar uma maneira exata para prevenir a condição. Entretanto, adotar medidas que garantam a saúde geral do fígado pode ajudar na prevenção de doenças hepáticas como um todo. Algumas das principais dicas incluem:

  • Adotar uma alimentação saudável;
  • Controlar o peso corporal;
  • Moderar o consumo de álcool;
  • Usar medicamentos apenas mediante prescrição médica;
  • Vacinar-se contra hepatites A e B.

Como o Dr. Tiago Emanuel pode ajudar no tratamento da hiperplasia nodular focal do fígado?

O tratamento deve sempre ser definido por um especialista. O cirurgião do aparelho digestivo é o profissional capacitado a fazer a avaliação periódica da condição, identificando a necessidade de uma intervenção cirúrgica. Nos casos em que o procedimento é indicado, este mesmo profissional deverá planejar e executar o tratamento.

O Dr. Tiago Emanuel é especialista em cirurgia do aparelho digestivo, com especialização em intervenções hepatobiliopancreáticas. Trata-se, portanto, de um profissional apto a conduzir o tratamento da hiperplasia nodular focal do fígado, além de outras intervenções que visam corrigir lesões no aparelho digestivo como um todo.

Para saber mais sobre tratamentos de problemas no aparelho digestivo, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Tiago Emanuel.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Hepatologia;

Instituto Nacional do Câncer;

Dr. Tiago Emanuel.