Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Tipos de cirurgia de hérnia inguinal
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
01/11/2023
4 min. de leitura

Procedimento pode ser realizado de forma aberta, laparoscópica ou robótica. Conheça-as neste conteúdo.

A hérnia inguinal é um tipo de hérnia abdominal que ocorre quando há protusão de parte do intestino na região inguinal, entre o abdômen e a virilha. A protusão pode ser percebida como um caroço ou abaulamento, e é causada por uma fraqueza na parede muscular interna, que acaba se abrindo.

A maioria das pessoas não tem sintomas ou sente apenas uma dor ou desconforto ao realizar atividades mais intensas. Alguns casos, no entanto, podem se complicar, como quando a hérnia está encarcerada, com o tecido protuso preso.

Por esse motivo, é importante que seja realizada a cirurgia para corrigir a hérnia inguinal. Este é o único tratamento capaz de reverter o problema, e ele pode ser realizado de três formas diferentes. Conheça, a seguir, os tipos de cirurgia de hérnia inguinal e os principais cuidados que devem ser tomados em cada um deles.

Quando a cirurgia de hérnia inguinal é indicada?

Nem todos os pacientes diagnosticados com hérnia inguinal precisam fazer a cirurgia imediatamente. Em alguns casos, principalmente aqueles em que a hérnia é pequena e assintomática, pode ser indicado apenas o acompanhamento periódico, deixando a cirurgia para um momento mais propício.

Nesse sentido, os critérios analisados para a indicação de qualquer um dos tipos de cirurgia de hérnia inguinal são:

  • Presença de sintomas;
  • Tamanho da hérnia (protusões muito grandes);
  • Risco de complicações, como o encarceramento ou o estrangulamento da hérnia;
  • Realização de esforço físico constante que pode agravar a hérnia (atleta e profissionais que exigem muito esforço no dia a dia).

3 tipos de cirurgia de hérnia inguinal

Como mencionado anteriormente, existem três tipos de cirurgia de hérnia inguinal. Todos têm a mesma finalidade: reposicionar o tecido herniado, fechar a abertura na musculatura e, em alguns casos, colocar uma tela para fortalecer a região e evitar que o problema retorne.

Cirurgia aberta

A cirurgia aberta é o tipo de cirurgia de hérnia inguinal mais tradicional. Consiste, basicamente, em realizar uma incisão na região da lesão para que sejam feitos os ajustes necessários, fechando a abertura.

Ainda que seja o procedimento mais tradicional, não é o mais comum, principalmente por exigir um período de recuperação mais demorado e delicado. Na maioria das vezes, a técnica é indicada em tratamentos emergenciais ou quando cirurgias anteriores não corrigiram o problema adequadamente.

Cirurgia laparoscópica

Dos tipos de cirurgia de hérnia inguinal, a laparoscopia é a mais indicada e realizada atualmente. São realizadas pequenas incisões por onde passam os instrumentos cirúrgicos e uma microcâmera, que gera imagens do interior do organismo do paciente que são vistas pelo cirurgião em uma tela.

Por causa das pequenas incisões e do resultado idêntico ao método tradicional, a cirurgia laparoscópica se tornou a mais comum no tratamento de hérnias inguinais e abdominais em geral. Por ser um procedimento minimamente invasivo, exige uma recuperação mais rápida e com menos riscos de complicações.

Cirurgia robótica

A cirurgia robótica é um tipo de cirurgia de hérnia inguinal que se assemelha em grande parte à cirurgia laparoscópica. Porém, os instrumentos são operados por um robô que, por sua vez, é controlado remotamente pelo cirurgião, que consegue acompanhar seus movimentos por meio das imagens geradas em uma tela.

A principal vantagem da cirurgia robótica em relação aos outros tipos de cirurgia de hérnia inguinal está na precisão dos movimentos, garantindo um período de recuperação ainda mais tranquilo e com menores riscos de complicações.

Cuidados após a cirurgia

Independentemente do tipo de cirurgia de hérnia inguinal realizado, é importante que o paciente siga uma série de recomendações após o procedimento para que a cicatrização ocorra completamente, sem complicações e sem recidiva da protusão. As principais são:

  • Manter repouso relativo, sem fazer esforço físico, retomando gradativamente às atividades a partir de 7 dias após a cirurgia;
  • Não dirigir nos primeiros 7 dias;
  • Não ter relações sexuais por pelo menos 15 dias após o procedimento;
  • Manter uma dieta saudável, equilibrada e que facilite o trânsito intestinal;
  • Tomar corretamente os medicamentos prescritos pelo médico;
  • Manter a região operada sempre limpa e seca;
  • Ter atenção a sinais como inchaço, vermelhidão, sangramento, febre e dores intensas, comunicando ao médico imediatamente a sua presença.

Qual profissional realiza a cirurgia?

Qualquer um dos tipos de cirurgia de hérnia inguinal deve ser realizado por um médico cirurgião especializado em cirurgias do aparelho digestivo. Estes profissionais são preparados para lidar com problemas como as hérnias abdominais e outras doenças da região que necessitam desse tipo de intervenção.

O Dr. Tiago Emanuel é cirurgião do aparelho digestivo e possui experiência no tratamento de hérnias abdominais e em cirurgias robóticas. Entre em contato agora mesmo e agende já sua consulta.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Dr. Tiago Emanuel