Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Quem é o médico que cuida da hérnia abdominal?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
20/07/2023
3 min. de leitura

Uma vez que a condição sempre demanda intervenção cirúrgica, o médico que cuida da hérnia abdominal é o cirurgião do aparelho digestivo

A hérnia abdominal é uma alteração em que um ou mais órgãos da região abdominal escapam — de maneira total ou parcial — por meio de um orifício existente na parede abdominal. Este tipo de manifestação pode ser de diferentes tipos e tamanhos, e demanda sempre o acompanhamento de um médico que cuida da hérnia abdominal para evitar complicações como o encarceramento.

Quero tratar uma hérnia abdominal!

O único tratamento possível para hérnia abdominal é a cirurgia. Por isso, é fundamental que a condição seja corretamente diagnosticada e devidamente tratada pelo médico que cuida de hérnia abdominal, que se responsabilizará por realizar a cirurgia e acompanhar o período pré e pós-operatório do paciente. Entenda melhor a seguir.

Importância do médico especialista em hérnia abdominal

Quando um órgão da cavidade abdominal escapa através de um orifício na musculatura da região do abdômen, há risco de que esta estrutura acabe presa, caracterizando assim o encarceramento herniário. Esta condição pode evoluir para o estrangulamento, em que há interrupção do fluxo sanguíneo e morte dos tecidos.

Uma hérnia estrangulada é considerada uma emergência séria, com riscos que incluem infecção e morte do paciente. Por isso, o papel do médico que cuida de hérnia abdominal é fundamental para garantir o tratamento adequado, assim como a saúde e recuperação do indivíduo acometido pela alteração.

Quem é o médico que cuida de hérnia abdominal?

O médico especialista no tratamento de hérnia abdominal é o cirurgião do aparelho digestivo, que possui conhecimento específico na realização de intervenções no sistema digestivo.

Este profissional também está apto a identificar a necessidade da cirurgia de hérnia abdominal, assim como planejar o procedimento e acompanhar a recuperação do paciente.

Além de tratar do escape de órgãos abdominais, o médico que cuida de hérnia abdominal pode realizar diversos outros procedimentos para tratar doenças que envolvam estruturas como o pâncreas, vesícula, fígado e intestino.

Agende com um médico especialista em hérnias: Dr. Tiago Emanuel!

Agende uma consulta

Sintomas e diagnóstico: quando procurar o médico que cuida de hérnia abdominal?

Os principais sintomas que apontam para a necessidade de procurar um médico que cuida de hérnia são:

  • Dor localizada no abdômen;
  • Presença de uma saliência ou caroço na região abdominal;
  • Vermelhidão localizada;
  • Náuseas e vômitos.

A maioria das hérnias abdominais pode ser diagnosticada apenas com um exame clínico realizado pelo médico que cuida da hérnia abdominal. Apesar disso, é importante que sejam realizados exames de imagem e de sangue para avaliação do quadro apresentado e planejamento do tratamento.

Procedimentos realizados pelo médico que cuida de hérnia abdominal

No que diz respeito especificamente ao tratamento das hérnias, o médico especializado em hérnias abdominais realiza a cirurgia para correção da condição. Esta intervenção consiste, basicamente, no reposicionamento do órgão extravasado e fechamento do orifício. Dependendo do quadro apresentado, pode ser necessária a instalação de uma tela cirúrgica para reforçar a musculatura da região e prevenir a ocorrência de novas hérnias.

Além deste tipo de cirurgia, o médico que cuida da hérnia está capacitado a realizar outros tratamentos cirúrgicos que envolvem o sistema digestivo do paciente, tais como hepatectomia, transplante de fígado, cirurgias na vesícula e intervenções oncológicas no aparelho digestivo.

O que esperar em uma consulta?

O atendimento prestado pelo médico que cuida de hérnias deve ser sempre individualizado conforme as necessidades de cada caso. A maioria das consultas geralmente se inicia com a chamada anamnese, em que o especialista conversa com o paciente para entender suas queixas e coletar informações a respeito do seu histórico clínico e estilo de vida.

Em seguida, o especialista deverá realizar uma avaliação física do paciente, solicitando exames para diagnosticar o quadro apresentado. Caso realmente seja identificada uma hérnia abdominal, o médico explicará a importância do tratamento e dará início à preparação pré-operatória.

Para saber mais sobre tratamentos de problemas no aparelho digestivo, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Tiago Emanuel.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal;

Biblioteca Virtual em Saúde;

Dr. Tiago Emanuel.