Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Quem é o médico que cuida da vesícula?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
19/07/2023
5 min. de leitura

O médico que cuida da vesícula pode ser tanto o cirurgião do aparelho digestivo, como um hepatologista ou um gastroenterologista

A vesícula biliar é um órgão localizado na parte superior direita do abdômen, em cima do fígado, que se responsabiliza principalmente por concentrar, armazenar e excretar a bile — um fluido produzido pelo fígado e que auxilia na digestão de gorduras ingeridas na alimentação. Trata-se de um órgão que contribui para a digestão das gorduras ingeridas na alimentação e para a absorção de nutrientes pelo corpo.

Assim como qualquer outra estrutura do organismo humano, a vesícula biliar está sujeita ao desenvolvimento de doenças e alterações que podem comprometer a saúde do indivíduo. É importante ficar atento aos principais sintomas que apontam para a existência de algum problema no órgão, procurando um médico que cuida da vesícula diante de qualquer suspeita de alteração.

Quero agendar com um médico de vesícula!

Qual médico cuida da vesícula?

A especialidade médica mais adequada para diagnosticar e tratar problemas relacionados à vesícula biliar é a hepatologia, que se dedica ao estudo e controle de doenças relacionadas ao fígado. Uma vez que o funcionamento da vesícula biliar está diretamente relacionado às funções hepáticas, o médico que cuida da vesícula pode ser o hepatologista, dependendo da alteração apresentada.

Caso o problema na vesícula seja de ordem digestiva, entretanto, o especialista a ser procurado pode ser o gastroenterologista — que cuida justamente de distúrbios do sistema digestivo, da qual a vesícula biliar faz parte. No caso de alterações que demandam intervenção cirúrgica, o médico que cuida da vesícula é o cirurgião do aparelho digestivo.

Agende sua consulta com o médico da vesícula: Dr. Tiago Emanuel!

Agende uma consulta

Quando procurar o médico da vesícula?

É recomendado procurar um médico especialista em vesícula sempre que o paciente apresentar sintomas que podem estar relacionados a este órgão, tais como:

  • Náuseas ou vômitos;
  • Indigestão frequente;
  • Dor abdominal intensa ou cólica na região superior direta do abdômen;
  • Sensação de estufamento, especialmente após ingerir alimentos gordurosos;
  • Perda de peso sem causa aparente.

Dependendo do quadro identificado, o paciente pode ser encaminhado para um cirurgião do aparelho digestivo, que é o médico que cuida da vesícula nos casos que demandam intervenção cirúrgica.

O que faz o cirurgião da vesícula?

Conforme foi explicado, o cirurgião de vesícula é o médico especializado em cirurgias do aparelho digestivo. Este profissional se responsabiliza por identificar a necessidade de intervenções no sistema digestivo do paciente, bem como planejar o procedimento e realizá-lo, acompanhando também a recuperação do paciente após a cirurgia.

Além de cuidar da vesícula, este profissional pode realizar procedimentos em estruturas como pâncreas, fígado e intestino, tratando as mais diversas alterações.

O que acontece na consulta com o cirurgião da vesícula?

O atendimento prestado pelo médico que cuida vesícula é sempre individualizado, de acordo com as necessidades do paciente e os motivos que o levaram ao consultório. Em geral, a consulta sempre começa com uma conversa para entender as queixas do paciente e coletar informações a respeito de seu histórico médico e demais detalhes que podem ser relevantes para o caso.

Em seguida, o cirurgião pode realizar um exame físico e solicitar exames laboratoriais e de imagem para avaliar melhor o quadro de saúde do paciente. Caso alguma alteração seja identificada, o médico da vesícula explicará o diagnóstico ao paciente, assim como os próximos passos a serem tomados.

Nos casos em que é necessária a realização de uma cirurgia, o especialista iniciará os cuidados pré-operatórios e começará a planejar o procedimento junto com o paciente.

Principais doenças da vesícula

Entre as principais doenças que afetam a vesícula biliar, é possível listar:

  • Cálculos biliares;
  • Inflamação da vesícula biliar (colecistite);
  • Inflamação dos ductos biliares (colangite);
  • Pólipos da vesícula biliar;
  • Câncer de vesícula biliar;
  • Discinesia da vesicula biliar, nome popular – vesicula preguiçosa.

Trate as doenças da vesícula com um médico especialista!

Agende uma consulta

Como prevenir as doenças da vesícula?

Embora não seja possível evitar completamente o desenvolvimento de doenças na vesícula, algumas medidas podem contribuir para a manutenção da saúde geral — o que influencia diretamente na saúde da vesícula e dos demais órgãos do corpo. São elas:

  • Adotar uma dieta equilibrada;
  • Controlar o peso corporal;
  • Beber água em quantidade adequada;
  • Evitar o sedentarismo;
  • Evitar o consumo excessivo de álcool;
  • Não usar medicamentos sem orientação médica;
  • Consultar regularmente um médico que cuida da vesícula e um clínico geral, realizando exames de rotina para monitorar a saúde da vesícula e do organismo como um todo.

Exames e tratamentos

O médico que cuida da vesícula biliar pode solicitar uma série de exames, assim como recomendar e conduzir diferentes tratamentos, sempre conforme o quadro apresentado pelo paciente. Entre os principais exames que podem ser solicitados, estão:

  • Ultrassonografia abdominal;
  • Tomografia computadorizada;
  • Exames de sangue;
  • Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica.

O tratamento, por sua vez, pode ser tanto conservador como cirúrgico, devendo ser sempre individualizado e personalizado às necessidades de cada caso.

Como o Dr. Tiago Emanuel pode te ajudar?

O Dr. Tiago Emanuel é especializado em cirurgia do aparelho digestivo, com aperfeiçoamento em intervenções hepatobiliopancreáticas e transplante hepático. O profissional é, portanto, um médico que cuida da vesícula e de outras estruturas que compõem o sistema digestivo do paciente.

O especialista acumula ampla experiência em cirurgias minimamente invasivas, priorizando a realização de intervenções robóticas sempre que possível.

Para saber mais sobre tratamentos de problemas no aparelho digestivo, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Tiago Emanuel.

 

Fontes:

Ministério da Saúde