Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Quando a cirurgia de hérnia inguinal é indicada?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
19/12/2023
3 min. de leitura

Intervenção é indicada principalmente nos casos sintomáticos ou quando há risco de complicações, como encarceramento e estrangulamento

A hérnia inguinal é uma alteração resultante de um defeito na região da virilha da parede abdominal, o que faz com que um orifício se forme na região. Esta falha na musculatura permite o extravasamento do conteúdo interno abdominal, formando uma protuberância que pode ser dolorida e trazer consequências graves ao indivíduo.

Apontada como a mais comum entre as hérnias abdominais, é muito comum que esse tipo de manifestação suscite inúmeras dúvidas entre os pacientes. Um dos questionamentos mais comuns diz respeito a quando a cirurgia de hérnia inguinal é indicada e como é realizada esta intervenção. Descubra a resposta a seguir!

Agende sua consulta com o Dr. Tiago Emanuel!

Como é feita a cirurgia de hérnia inguinal?

Também chamada de hernioplastia inguinal, a cirurgia de hérnia inguinal é uma intervenção que consiste basicamente no reposicionamento dos tecidos e órgãos que extravasaram e fechamento do orifício herniário por onde essas estruturas passaram. Uma tela cirúrgica pode ser instalada para reforçar a musculatura da região e evitar a formação de novas hérnias abdominais.

Atualmente, existem três metodologias que podem ser empregadas quando a cirurgia de hérnia inguinal é indicada. São elas:

  • Cirurgia aberta: em que o cirurgião faz um corte na região da hérnia;
  • Cirurgia laparoscópica: metodologia minimamente invasiva, na qual o cirurgião faz pequenas incisões no abdômen do paciente, por onde são inseridos os instrumentos cirúrgicos e uma microcâmera;
  • Cirurgia robótica: trata-se de uma técnica mais avançada de cirurgia laparoscópica, que é inteiramente executada por um robô controlado pelo cirurgião.

Quando a cirurgia de hérnia inguinal é indicada?

Casos nos quais a hérnia inguinal é pequena e o paciente não apresenta sintomas, a condição pode ser apenas acompanhada por um especialista. Dependendo do estilo de vida e características individuais do paciente, o risco de encarceramento ou estrangulamento da hérnia é muito baixo.

Hérnias maiores ou quadros de dor (independentemente do tamanho da hérnia) demandam tratamento por meio de intervenção cirúrgica. Outra situação que ilustra quando a cirurgia de hérnia inguinal é indicada está no encarceramento ou estrangulamento da hérnia, que são condições emergenciais.

Vantagens do procedimento

Quando a cirurgia de hérnia inguinal é indicada, sua execução pode trazer diversas vantagens ao paciente. São elas:

  • Prevenção de complicações como encarceramento e estrangulamento;
  • Alívio dos sintomas apresentados;
  • Prevenção de recorrência, especialmente nos casos em que a cirurgia inclui a colocação de uma tela cirúrgica para reforçar a musculatura da região;
  • Possibilidade de rápido retorno às atividades, sem riscos à saúde.

Qual profissional procurar para realizar a cirurgia?

Embora a hérnia inguinal possa ser diagnosticada por um clínico geral ou por um médico especializado em aparelho digestivo, o ideal é consultar um cirurgião do aparelho digestivo para descobrir quando a cirurgia de hérnia inguinal é indicada. Este especialista poderá identificar os riscos relacionados à intervenção, assim como os benefícios que ela pode trazer ao paciente.

Com base nessas informações, o cirurgião do aparelho digestivo poderá avaliar quando a cirurgia de hérnia inguinal é indicada ou se é o caso de apenas acompanhar a condição. Esse especialista também se responsabiliza pelo planejamento da intervenção e por passar todas as orientações referentes aos cuidados pré e pós-operatórios.

O Dr. Tiago Emanuel é um profissional especializado em cirurgia do aparelho digestivo que possui ampla experiência em intervenções minimamente invasivas e oferece atendimento humanizado e sempre focado no bem-estar e qualidade de vida do paciente. O especialista prioriza sempre o respeito às particularidades e necessidades do indivíduo, avaliando criteriosamente quando a cirurgia de hérnia inguinal é indicada.

Para saber mais sobre a cirurgia de hérnia inguinal, entender suas indicações ou descobrir se a intervenção é indicada para seu caso, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Tiago Emanuel.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Hérnia Abdominal

Dr. Tiago Emanuel