Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Quais são as causas da hérnia incisional?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
05/12/2023
3 min. de leitura

Condição se manifesta em pacientes que foram submetidos a uma cirurgia prévia que demandou uma incisão no abdômen

 As hérnias abdominais são alterações que ocorrem quando um órgão ou tecido extravasa para fora da cavidade abdominal a partir de um orifício existente na musculatura da parede do abdômen, fazendo com que surja um abaulamento na região. A hérnia incisional afeta pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos em que foi necessário fazer um corte na barriga.

Nesse sentido, a principal entre as causas da hérnia incisional é a realização de uma cirurgia prévia na região abdominal. Isso não significa, porém, que todos os pacientes que se submeteram a intervenções cirúrgicas que demandaram incisão no abdômen vão desenvolver a alteração. Diversos fatores podem contribuir para a ocorrência da condição. Saiba quais são eles a seguir!

Agende sua consulta com o Dr. Tiago Emanuel!

Principais causas da hérnia incisional

Conforme foi explicado, a hérnia incisional acomete pacientes que foram submetidos a intervenções cirúrgicas em que foi necessário fazer um corte na barriga, criando assim uma fragilidade na região. O problema geralmente surge em um ponto que não cicatrizou completamente ou nos casos em que a região da sutura apresentou infecção.

Esse tipo de alteração abdominal pode se desenvolver logo após a cirurgia ou anos após a intervenção. Em todos os casos, as causas da hérnia incisional estão sempre relacionadas ao enfraquecimento do músculo abdominal após a incisão cirúrgica.

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de que o problema ocorra, que também podem ser considerados causas da hérnia incisional. São eles:

  • Demora na cicatrização;
  • Processo infeccioso na incisão;
  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Tabagismo;
  • Tosse crônica;
  • Esforço físico intenso;
  • Ganho de peso após a cirurgia;
  • Constipação intestinal.

Além disso, é considerada uma das causas da hérnia incisional a falta de respeito ao tempo recomendado de repouso após a cirurgia, fazendo com que a incisão seja forçada antes de cicatrizar adequadamente.

Como é feito o tratamento da hérnia incisional?

Independentemente das causas, a única metodologia de tratamento para hérnia incisional capaz de corrigir a alteração é a cirurgia. Métodos conservadores e medicamentos podem apenas atenuar os sintomas de dor e desconforto, mas não corrigem o problema.

O tratamento adequado da condição é fundamental para evitar complicações como o encarceramento ou estrangulamento do órgão extravasado. Ambas as condições são bastante perigosas, pois podem levar à interrupção do fluxo de sangue para o órgão extravasado, causando a morte dos tecidos.

A correção cirúrgica desse tipo de hérnia é considerada complicada, uma vez que já existe uma incisão na região e ela é justamente uma das causas da hérnia incisional. Por isso, a preferência é sempre pela aplicação de metodologias minimamente invasivas para a correção dessa hérnia de abdômen.

Cirurgia de hérnia incisional

Seja qual for a metodologia cirúrgica aplicada, a cirurgia de hérnia incisional é sempre realizada com o paciente anestesiado e consiste no reposicionamento do tecido extravasado e fechamento do orifício herniário. Em alguns casos, pode ser necessária a instalação de uma tela cirúrgica na região do abdômen, de modo a reforçar a musculatura e prevenir a formação de novas hérnias.

Em geral, a cirurgia de hérnia incisional dura cerca de 2 horas para ser realizada, com tempo de internação que varia entre 2 e 4 dias. A recuperação pós-operatória demanda principalmente cuidados em relação a repouso, dieta adequada, uso de medicamentos prescritos pelo especialista e afastamento das atividades físicas.

Também é necessário que o paciente fique atento ao aparecimento de sintomas que podem indicar uma possível complicação pós-operatória, tais como febre alta, dor, inchaço, náuseas e presença de pus na incisão. Estes sinais podem indicar uma infecção e, caso surjam, o cirurgião do aparelho digestivo deve ser procurado imediatamente.

Para saber mais sobre as causas da hérnia incisional ou tirar suas dúvidas sobre o tratamento desta alteração, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Tiago Emanuel.

 

Fontes:

Dr. Tiago Emanuel

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal