Cálculos podem surgir na vesícula biliar de uma gestante. Saiba o que fazer nesses casos
Independentemente da origem, a dor abdominal na gravidez é um sintoma que causa grande preocupação nas gestantes, uma vez que pode indicar uma série de situações graves e com potencial risco para o desenvolvimento saudável do feto e para a saúde da mãe.
Uma das possíveis causas de dores abdominais em uma gestante é a formação de pedras na vesícula. Os casos de pedra na vesícula na gravidez não são muito comuns, mas precisam de atenção redobrada quando ocorrem. Entenda mais no conteúdo a seguir.
O que é pedra na vesícula na gravidez?
A pedra na vesícula na gravidez nada mais é do que a condição caracterizada pela formação de cálculos biliares no interior do órgão da mesma forma que em pessoas não gestantes. Esses cálculos se formam a partir do desequilíbrio na composição da bile, líquido que atua na digestão de gordura e outros nutrientes, produzido pelo fígado e armazenado na vesícula.
Quais os principais sintomas de pedra na vesícula na gravidez?
A mulher com pedra na vesícula na gravidez pode ter os seguintes sintomas:
- Dor abdominal no lado direito superior, que pode começar espontaneamente ou minutos após uma refeição;
- Dor que irradia para as costas;
- Náuseas e vômitos;
- Febre baixa;
- Icterícia e fezes mais claras.
Com o passar do tempo, a pedra na vesícula na gravidez pode evoluir para complicações mais graves, como a obstrução dos dutos biliares e infecção. Nesses casos, os sintomas podem se intensificar com a presença de febre mais alta, calafrios e outros sinais.
Quais os riscos de pedra na vesícula durante a gravidez?
A simples presença de pedra na vesícula na gravidez não traz riscos para a mãe, nem para o bebê. O problema é mais preocupante de acordo com a sua evolução, uma vez que os vômitos constantes e a perda de apetite podem levar a problemas nutricionais e desidratação, que podem ser prejudiciais à gravidez e ao bebê. Além disso, a infecção que pode ser causada pelo bloqueio dos dutos biliares também pode levar a complicações para a gravidez.
Quais são as causas de pedra na vesícula na gravidez?
Pedras na vesícula, de modo geral, são causadas pelo desequilíbrio de colesterol e sais biliares, que são os compostos principais da bile. Esse desequilíbrio é comumente observado em pessoas com excesso de peso, que têm uma alimentação desregrada ou com histórico familiar de cálculos.
Sendo assim, podemos dizer que a pedra na vesícula na gravidez ocorre, principalmente, em gestantes com essas características mencionadas acima, com aumento potencial do risco graças às mudanças hormonais e fisiológicas do organismo nesse período.
Qual o tratamento indicado para pedra na vesícula durante a gravidez?
O tratamento para pedras na vesícula em geral é a cirurgia, que remove a totalidade do órgão. No caso de pedra na vesícula na gravidez, caso não haja complicações, é possível acompanhar a evolução do quadro para que a cirurgia seja realizada após o parto.
No entanto, casos de maior risco ou com sintomas muito intensos podem ser tratados por meio da cirurgia ainda durante a gravidez (de preferência no segundo trimestre da gestação). O procedimento, que na maioria das vezes é realizado de forma minimamente invasiva por via laparoscópica, não costuma representar riscos para a mãe ou para o bebê.
Como aliviar o desconforto da dor abdominal causado por pedra na vesícula durante a gravidez?
O desconforto causado pela pedra na vesícula durante a gravidez pode ser aliviado de diversas formas. A primeira delas é o uso de compressas quentes na área dolorida, associado a manter-se em posições que não promovam a pressão sobre a vesícula.
A dieta também é fundamental para aliviar os sintomas de pedra na vesícula na gravidez. É importante consumir alimentos com baixo teor de gordura, que sejam balanceados nutricionalmente e acompanhados de uma boa hidratação. Atividade física moderada também pode ser recomendada.
Quando procurar um médico?
Assim que a gestante sentir dores abdominais, é importante procurar atendimento médico. O sintoma que pode representar pedra na vesícula na gravidez pode, também, ser sinal de outras doenças, mais ou menos graves. Por isso, a investigação detalhada é indispensável.
Para saber mais sobre pedra na vesícula e outras condições, entre em contato com o Dr. Tiago Emanuel e agende uma consulta.
Fontes:
Manual MSD
Rede D’Or
Universidade de São Paulo