Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
O que causa o nódulo hepático?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
18/07/2023
3 min. de leitura

As causas do nódulo hepático geralmente são desconhecidas, mas é possível listar alguns fatores de risco para a condição

O nódulo de fígado é um tipo de lesão que se caracteriza pela presença de uma massa de células hepáticas que se reproduziram de forma excessiva. A maioria dessas formações é benigna e assintomática, mas o acompanhamento de um médico especializado jamais deve ser negligenciado, uma vez que há possibilidade de malignidade em alguns casos.

As causas do nódulo hepático dependem diretamente do tipo de lesão existente, sendo que a maioria deles não tem causa definida. Apesar disso, diversos fatores e condições contribuem para a formação dos nódulos, e conhecê-los é fundamental para prevenir a ocorrência dessas alterações. Entenda melhor a seguir:

Quero cuidar da saúde do meu fígado!

Diagnóstico do nódulo hepático

Uma vez que a maioria dos nódulos hepáticos é assintomática, o mais comum é que o paciente passe anos com a alteração, sem que ela seja diagnosticada. O diagnóstico geralmente ocorre durante a realização de exames de rotina e, a partir de então, é importante aprofundar a investigação para identificar o tipo de nódulo e se ele apresenta potencial de malignidade.

Entre os principais exames que auxiliam no diagnóstico do nódulo hepático, estão:

  • Ecografia;
  • Ressonância magnética;
  • Tomografia;
  • Exames de sangue;
  • Biópsia do nódulo.

Causas do nódulo hepático

Conforme foi explicado, há diversas causas do nódulo hepático, mas a maioria é considerada de origem desconhecida. Alguns casos de hemangioma e de hiperplasia nodular focal podem estar relacionados à malformações nos vasos sanguíneos, enquanto adenomas e hiperplasias podem ter relação com o uso prolongado de anticoncepcionais.

No caso de formações cancerígenas, as causas do nódulo hepático estão relacionadas principalmente a metástases vindas de outros tecidos ou ser resultantes da evolução de nódulos benignos.

Saiba mais sobre nódulos hepáticos com o Dr. Tiago Emanuel!

Agende uma consulta

Fatores de risco para a formação de nódulos hepáticos

Além das causas do nódulo hepático citadas acima, é possível listar como fatores de risco para a condição:

  • Cirrose;
  • Gordura no fígado;
  • Doenças hereditárias;
  • Hepatite.

Dicas para a prevenção do nódulo hepático

Uma vez que as causas do nódulo hepático não são bem definidas, não existem medidas específicas capazes de prevenir completamente todos os tipos de formação no fígado. No entanto, adotar um estilo de vida saudável e evitar determinados hábitos pode ajudar a reduzir os fatores de risco para alterações hepáticas de modo geral.

Entre as principais recomendações, estão:

  • Na medida do possível, mantenha uma alimentação saudável e balanceada;
  • Evite o consumo excessivo de álcool;
  • Mantenha um peso corporal saudável;
  • Vacine-se contra hepatite;
  • Proteja-se contra toxinas potencialmente prejudiciais ao fígado;
  • Faça exames de rotina regularmente, de modo a garantir a identificação precoce de alterações.

Como o Dr. Tiago Emanuel pode te ajudar?

Embora a maioria dos nódulos de fígado seja benigna, é importante que a condição seja constantemente acompanhada para identificação de seu potencial de malignização ou outras complicações à saúde do paciente. O médico hepatologista é o profissional mais adequado a acompanhar o crescimento e evolução do quadro.

Em casos em que o nódulo está muito grande, causando sintomas ou oferecendo algum risco ao indivíduo, o mais adequado é realizar um tratamento cirúrgico para remoção da formação. O médico mais adequado a realizar este tipo de intervenção é o cirurgião do aparelho digestivo, que tem conhecimento a respeito de todos os órgãos do trato intestinal.

O Dr. Tiago Emanuel é cirurgião do aparelho digestivo com especialização em cirurgia hepatobiliopancreática e transplante hepático, acumulando amplo conhecimento e experiência na realização de intervenções minimamente invasivas, especialmente metodologias robóticas. Independentemente das causas do nódulo hepático, está apto a oferecer atendimento e tratamento adequado para seu caso.

Para saber mais sobre tratamentos de problemas no aparelho digestivo, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Tiago Emanuel.

 

Fontes:

Instituto Nacional do Câncer;

Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica;

Dr. Tiago Emanuel.