Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
O que causa o adenoma no fígado?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
28/08/2023
3 min. de leitura

As causas do adenoma no fígado não são conhecidas, mas o principal fator de risco está relacionado à exposição a estrogênios

O adenoma no fígado é um tumor benigno que se origina no canal biliar ou nas células hepáticas. Trata-se de uma alteração considerada rara e que precisa ser cuidadosamente acompanhada e tratada, pois há elevadas chances de a formação apresentar hemorragia ou de evoluir para um carcinoma hepatocelular — que é maligno.

É fundamental estar atento às causas do adenoma no fígado e seus principais fatores de risco, de modo a prevenir e acompanhar seu desenvolvimento. É fundamental ser devidamente acompanhado por um médico especializado, que poderá avaliar o quadro e fazer um diagnóstico adequado, diante de qualquer suspeita da condição.

Entre em contato clicando aqui e agende já sua consulta!

Sintomas e diagnóstico do adenoma hepático

O adenoma hepático é assintomático na maioria dos casos, embora alguns pacientes relatem dor leve na região superior direita do abdômen. Por isso, o mais comum é que a condição seja identificada em exames de rotina ou durante uma investigação com o intuito de avaliar outros problemas de saúde. Caso isso aconteça, é necessário procurar um hepatologista e fazer exames mais específicos para confirmar a existência do adenoma.

Em situações raras, o adenoma pode romper e sangrar, causando uma dor abdominal muito forte e repentina. Neste caso, é necessário atendimento de urgência.

Causas do adenoma no fígado

Não é possível apontar as causas do adenoma no fígado, mas existem fatores de risco que estão associados à condição. Entenda melhor a seguir!

Fatores de risco do adenoma no fígado

O principal fator de risco para o desenvolvimento do adenoma hepático é a exposição a estrogênios, o que geralmente ocorre a partir do uso de anticoncepcionais orais. Além disso, são considerados fatores de risco para a condição:

  • Uso de androgênios anabolizantes;
  • Síndromes genéticas raras;
  • Obesidade;
  • Síndromes metabólicas.

Vale lembrar que esses são apenas fatores de risco, e não as causas do adenoma no fígado. Isso significa que a presença das condições listadas não é uma garantia de que o indivíduo vai desenvolver a alteração.

Entre em contato clicando aqui e agende já sua consulta!

Dicas para a prevenção do adenoma no fígado

Levando em consideração que as causas do adenoma no fígado não são bem definidas, não é possível apontar medidas específicas para prevenir o desenvolvimento da condição. Apesar disso, adotar um estilo de vida saudável e evitar os fatores de risco associados ao problema podem ajudar na prevenção geral de problemas no fígado.

Entre as principais recomendações, estão:

  • Manter uma alimentação balanceada e saudável;
  • Evitar o consumo excessivo de álcool;
  • Manter um peso corporal saudável;
  • Vacinar-se contra a hepatite;
  • Evitar o uso de anticoncepcionais orais, sem o devido acompanhamento médico;
  • Proteger-se contra toxinas potencialmente prejudiciais ao fígado;
  • Fazer exames de rotina regularmente, de modo a garantir a identificação precoce de alterações hepáticas.

Como o Dr. Tiago Emanuel pode ajudar?

Independentemente das causas do adenoma no fígado, é sempre essencial que a condição seja devidamente acompanhada por um profissional especializado em hepatologia. A maioria dos casos consiste em um tumor benigno, não sendo necessário adotar qualquer metodologia terapêutica, além de acompanhar o tamanho da formação e identificação de uma possível malignização da lesão.

A intervenção cirúrgica é indicada para pacientes sintomáticos ou quando o adenoma tem mais do que 5 centímetros. O transplante de fígado pode ser indicado como recurso adicional, nos casos em que o paciente apresenta progressão dos sintomas e das lesões.

O Dr. Tiago Emanuel é cirurgião do aparelho digestivo com especialização em cirurgia hepatobiliopancreática e transplante hepático. O profissional acumula amplo conhecimento e experiência na realização de intervenções minimamente invasivas, especialmente metodologias robóticas. Independentemente das causas do adenoma no fígado, o especialista está apto a oferecer atendimento e tratamento adequado para seu caso.

Para saber mais sobre tratamentos de problemas no aparelho digestivo, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Tiago Emanuel.

Entre em contato clicando aqui e agende já sua consulta!

Fontes:

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva;

Dr. Tiago Emanuel.