Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Hérnia umbilical faz a barriga crescer?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
22/10/2024
4 min. de leitura

Entenda se a hérnia umbilical faz a barriga crescer e o que fazer no caso de diagnóstico

As hérnias abdominais são formações perceptíveis como caroços ou abaulamentos na região do abdômen, que ocorrem quando partes de órgãos ou tecidos extravasam por uma abertura na parede abdominal interna, que, por sua vez, se forma quando há um enfraquecimento da região.

Quando o abaulamento é perceptível na região do umbigo, chamamos de hérnia umbilical. Entre os diversos sintomas que podem ocorrer, uma das principais dúvidas dos pacientes é se a hérnia umbilical faz a barriga crescer. Entenda no conteúdo a seguir:

O que é hérnia umbilical?

A hérnia umbilical, como mencionado anteriormente, é um tipo de hérnia abdominal que surge na região do umbigo. Ela pode se formar em crianças ainda durante o desenvolvimento na gestação, ou em pessoas adultas, por fatores, como:

  • Excesso de peso e obesidade;
  • Atividades físicas que geram sobrecarga na região abdominal;
  • Carregamento de peso excessivo com frequência;
  • Cirurgias abdominais anteriores;
  • Gestações

Quais são os sintomas?

Antes de entendermos se hérnia umbilical faz a barriga crescer, precisamos compreender um pouco mais sobre os sintomas que podem ocorrer, que são:

Sinais visíveis

Os sinais visíveis são os principais fatores que geram a crença de que a hérnia umbilical cresce a barriga, já que, por ser caracterizada pelo extravasamento de conteúdo do interior do abdômen, faz com que haja uma espécie de caroço ou abaulamento na região do umbigo.

Essa protuberância, que é uma massa palpável, pode ter tamanhos variados. Além disso, pode aumentar ou diminuir de acordo com a posição e com o esforço físico realizado pela pessoa. Esse é um dos fatores que, dependendo da gravidade do problema, pode fazer com que se acredite que a hérnia umbilical faz a barriga crescer.

Sintomas comuns

Além dos sinais visíveis, outros sintomas podem ocorrer, associados a uma hérnia umbilical. São eles:

  • Dor e desconforto abdominal;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Náuseas e enjoos.

Complicações

Em alguns casos, a hérnia umbilical pode evoluir para quadros mais complicados, como o encarceramento e o estrangulamento da hérnia. No encarceramento, o conteúdo protuso fica preso na abertura da parede abdominal, fazendo com que a saliência característica da hérnia fique presa.

Já no estrangulamento, além de estar preso, o conteúdo herniado perde o suprimento sanguíneo, o que pode levar à morte dos tecidos. Esses casos necessitam de tratamento de urgência.

A hérnia umbilical faz a barriga crescer?

Não é verdade que a hérnia umbilical faz a barriga crescer. Como vimos anteriormente, essa ideia está relacionada ao fato de a principal característica da hérnia ser a formação de uma massa palpável no abdômen.

Vale mencionar, no entanto, que, em alguns casos, a hérnia pode atingir dimensões consideráveis a ponto de fazer sentido a ideia de que hérnia umbilical faz a barriga crescer. Esses casos podem ter maior potencial de se complicarem que outros.

Como é diagnosticada e tratada?

A hérnia umbilical é diagnosticada pelo médico especialista das seguintes maneiras:

  • Avaliação clínica: a maioria dos casos podem ser diagnosticados no próprio consultório, por meio da análise clínica feita pelo médico especialista;
  • Exames de imagem: em alguns casos, pode ser necessário exames de imagem para avaliar a gravidade da hérnia ou confirmar o diagnóstico. Ultrassonografia abdominal, tomografias ou ressonâncias magnéticas podem ser realizadas.

QUERO FAZER UMA AVALIAÇÃO CLÍNICA

Tratamentos disponíveis

Ainda que não seja verdade a afirmação de que hérnia umbilical faz a barriga crescer, precisamos entender que os tratamentos são necessários para que as complicações não ocorram.

O único meio de tratar uma hérnia abdominal de forma efetiva é por meio da cirurgia. No procedimento, que pode ser realizado por via aberta ou minimamente invasiva (videolaparoscopia ou cirurgia robótica), o conteúdo herniado é colocado de volta no lugar e a abertura na parede abdominal é fechada.

Em alguns casos, durante a cirurgia, pode ser necessária a colocação de uma tela de proteção para evitar que a parede abdominal se abra e uma nova hérnia se forme.

Como prevenir e cuidar?

Uma vez que são causadas por fatores externos em sua maioria, as hérnias umbilicais podem ser prevenidas.

Medidas preventivas

Tomar cuidado ao carregar peso, controlar o peso corporal e evitar atividades de alto impacto sobre os músculos abdominais são exemplos de medidas que podem prevenir a formação da hérnia umbilical. Manter uma alimentação saudável e evitar o cigarro também é importante.

Cuidados pós-operatórios

Os cuidados preventivos também se estendem ao pós-operatório de quem faz a cirurgia de hérnia umbilical, tanto para que a recuperação ocorra sem complicações, quanto para que não ocorram recidivas do problema.

Nesse sentido, é importante se atentar aos cuidados recomendados pelo médico, como repouso, retomada gradual de atividades, cuidados com a alimentação (que deve ser rica em água e fibras) e com os curativos cirúrgicos, além do uso correto de medicamentos prescritos pelo cirurgião.

AGENDE UMA CONSULTA COM O DR.TIAGO EMANUEL

Fontes:

Dr. Tiago Emanuel

Manual MSD

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal