Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Endometriose intestinal: quais os principais sintomas?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
10/02/2025
4 min. de leitura

Presença de tecido endometrial no intestino pode prejudicar o funcionamento do órgão

A endometriose é uma doença crônica que atinge de 10% a 15% da população feminina e pode causar um grande impacto na qualidade de vida se não for diagnosticada e tratada corretamente.

A endometriose intestinal é um dos tipos mais comuns de endometriose profunda e uma das formas mais graves da doença. Por esse motivo, conhecer suas particularidades pode ajudar no diagnóstico precoce, o que é fundamental para o tratamento e um prognóstico positivo para a paciente.

O que é endometriose?

A endometriose é uma doença que se caracteriza pela presença do tecido endometrial – que reveste a camada interna do útero – fora da cavidade uterina, em locais como ovários, bexiga e tubas uterinas. A endometriose intestinal, portanto, é quando o endométrio se desenvolve no intestino, sendo mais comum na porção do sigmoide e do reto.

O crescimento anormal do endométrio provoca a formação de aderências e nódulos que prejudicam o funcionamento do intestino, causando uma série de sintomas, que vamos detalhar a seguir.

Marque agora sua consulta com o Dr. Tiago Emanuel

Agende uma consulta

Quais são os sintomas específicos de quem tem endometriose no intestino?

Muitas mulheres com endometriose intestinal podem ser assintomáticas, por isso o acompanhamento médico com exames de rotina é fundamental. Os sintomas característicos da endometriose intestinal são:

  • Cólica abdominal intensa;
  • Dificuldade para evacuar ou diarreia constante;
  • Sensação de esvaziamento incompleto do intestino;
  • Náuseas e vômitos;
  • Sangramento pelo ânus durante a menstruação;
  • Presença de sangue nas fezes;
  • Prisão de ventre.

Esses sintomas podem surgir esporadicamente e se intensificar durante o período menstrual. Isso acontece porque as células do endométrio, mesmo fora do útero, crescem e descamam por conta da influência dos hormônios.

O que pode ser confundido com endometriose intestinal?

Como vimos, os sintomas da endometriose no intestino são bastante comuns a outros problemas intestinais, por isso o diagnóstico pode ser desafiador. A síndrome do intestino irritável (SII) e a doença inflamatória intestinal (DII) são dois exemplos de doenças que possuem sintomas parecidos com os da endometriose intestinal.

Como ocorre o diagnóstico da endometriose intestinal?

Um fator que pode ajudar no diagnóstico diferencial e afastar a hipótese de outros problemas intestinais é que entre 70% e 90% das mulheres com endometriose intestinal também apresentam a doença em outros órgãos, como ovários e tubas uterinas.

Dessa forma, o diagnóstico é baseado no histórico clínico da paciente com o relato dos sintomas e o exame físico ginecológico com toque vaginal ou retal. O médico pode solicitar ainda exames de imagem específicos para confirmar o diagnóstico e direcionar o tratamento. Entre os exames, estão a ressonância magnética e a ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal.

Marque agora sua consulta com o Dr. Tiago Emanuel

Agende uma consulta

Quais são as opções de tratamento para endometriose intestinal?

O tratamento da endometriose intestinal tem o objetivo de amenizar os sintomas relatados pela paciente e restaurar a função intestinal. No entanto, o tipo de terapia a ser utilizado depende da gravidade dos sintomas, da extensão dos focos de endometriose e do desejo da paciente de ter filhos.

O tratamento clínico com a administração de medicamentos hormonais, como pílulas anticoncepcionais, análogos de GnRH e inibidores da aromatase, servem para suspender a menstruação e controlar a ação dos hormônios que estimulam a endometriose.

Caso a terapia medicamentosa não seja capaz de aliviar os sintomas, a cirurgia é indicada para remover os focos de endometriose no intestino. O procedimento pode ser feito por técnicas minimamente invasivas, como a laparoscopia e a cirurgia robótica, que reduzem a chance de complicações e proporcionam uma recuperação mais tranquila.

Quais as complicações caso a endometriose intestinal não seja tratada?

Lesões maiores e profundas desse tipo de endometriose podem causar obstrução intestinal, além de tornar o tratamento mais complexo. Um exemplo é que a paciente submetida à cirurgia para remover os focos de endometriose intestinal pode precisar utilizar uma bolsa de colostomia para ajudar na cicatrização, mas cada caso deve ser avaliado individualmente pelo especialista.

Marque agora sua consulta com o Dr. Tiago Emanuel

Agende uma consulta

Quando procurar um médico?

Sintomas muito intensos, principalmente no período menstrual, interferem na rotina e na qualidade de vida da mulher, podendo causar até mesmo infertilidade e impactos emocionais significativos para a paciente.

Apesar de ser uma doença crônica, a endometriose pode ser tratada e controlada para o bem-estar da mulher. Caso apresente sintomas característicos, procure auxílio médico especializado, pois o diagnóstico precoce faz toda a diferença para um tratamento mais simples e eficaz.

Para saber mais informações, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Tiago Emanuel.

Fontes:

Ministério da Saúde.

Associação Médica Brasileira.

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).