Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Como saber se tenho hérnia abdominal?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
05/04/2024
5 min. de leitura

Saiba tudo sobre hérnias na região abdominal e descubra qual profissional pode ajudar você a realizar o diagnóstico e o tratamento da doença

Se você chegou até este texto, você pode estar se perguntando: “Como saber se tenho hérnia?” A hérnia abdominal consiste no escape total ou parcial de um ou mais órgãos por um orifício existente na região abdominal, provocando uma saliência ou caroço visível na barriga. O problema se dá quando ocorre uma fragilidade nessa região que abriga os órgãos internos, gerando uma abertura que permite a passagem de uma porção do intestino ou outro órgão.

Essa protusão pode apresentar distintos tipos e tamanhos, sendo a intervenção cirúrgica a única forma de corrigir tal problema. É de extrema importância realizar o diagnóstico e o tratamento precocemente, de modo a não apresentar complicações, como o encarceramento e o estrangulamento. Acompanhe a leitura do texto que preparamos que busca ajudar você a responder ao questionamento: “Como saber se tenho hérnia?”.

Quero tratar uma hérnia abdominal!

Como as hérnias se formam?

Para responder à pergunta “Como saber se tenho hérnia?”, torna-se necessário compreender, primeiramente, como as hérnias se formam.

Conforme já explicado, a hérnia que se forma na parede abdominal nada mais é do que uma protuberância na região do ventre que está enfraquecida. O enfraquecimento dessa musculatura pode ocorrer por diferentes razões, como obesidade, tosse crônica, cirurgia anterior no abdômen, herança genética, gravidez múltipla ou diversas gestações em um curto período de tempo e tabagismo.

Quando isso ocorre, parte do intestino delgado é “empurrado” por meio de um pequeno orifício na parede do abdômen em que uma abertura anterior foi fechada. Isso provoca o afastamento ou a ruptura da estrutura dessa região e estimula, assim, o surgimento dessas protrusões sob a pele, que podem ou não vir a causar dor para o paciente.

Tipos comuns de hérnias abdominais

Existem vários tipos de hérnias que ocorrem na região abdominal, dependendo do local onde elas se situam. Saiba mais sobre os principais tipos a seguir, de modo que isso te auxilie no questionamento “Como saber se tenho hérnia?”

  • Hérnia inguinal: acomete o vinco da virilha ou o escroto quando há fraqueza na região da musculatura da parede abdominal nos ossos do quadril, ocasionando a saída de gordura abdominal ou alças intestinais através do canal inguinal. Frequentemente afeta pacientes do sexo masculino em qualquer fase da vida, embora também possa se manifestar entre mulheres e crianças.
  • Hérnia umbilical: também conhecida como paraumbilical, essa hérnia atinge a região ao redor do umbigo, sendo mais recorrente em bebês, embora também possa afetar a população adulta. Ela ocorre quando a abertura para o cordão umbilical não foi fechada, isto é, não cicatrizou completamente pelos vasos sanguíneos. Na maior parte dos casos, ocorre a cicatrização de maneira espontânea, sendo menos comuns, embora existentes, os casos em que há necessidade de cirurgia.

Tratamento especializado em hérnias! Agende já!

Agende uma consulta

  • Hérnia epigástrica: representando menos de 10% dos casos de hérnias abdominais, acometendo pacientes entre 20 e 50 anos, essa hérnia afeta a linha média do abdômen, entre o umbigo e a caixa torácica. Geralmente, é uma protuberância pequena, que se forma a partir de pequenos defeitos naturais nessa área, não causando sintomas além de dor na parte superior da barriga.
  • Hérnia femoral: se dá abaixo do vinco da virilha, na região central da parte de cima da coxa. É semelhante à hérnia inguinal, porém, a femoral ocorre na parte inferior da virilha, também podendo se desenvolver no meio da coxa, local onde a artéria e a veia femorais entram na perna. É o tipo de hérnia mais comum entre as mulheres.
  • Hérnia incisional: ocorre em um local onde foi anteriormente realizada algum tipo de incisão cirúrgica na parede abdominal, resultado de um enfraquecimento da musculatura abdominal ou de uma infecção devido à cirurgia. Em razão disso, um nódulo ou protusão sobre a cicatriz ou rente a ela pode ocorrer logo após a operação ou muitos anos após esse procedimento, afetando geralmente pessoas mais velhas, além de pacientes com obesidade ou que realizaram alguma operação de emergência.

Afinal, como saber se tenho hérnia?

Agora você pode estar se perguntando: “Afinal, como saber se tenho hérnia?” Para elucidar sua dúvida, continue a leitura e confira a seguir alguns sinais que indicam a presença de hérnia na região abdominal.

Sinais de que você pode ter uma hérnia

  • Protuberância (ou caroço) visível;
  • Dor ou desconforto;
  • Sensação de peso ou queimação;
  • Dor durante atividades específicas;
  • Inchaço abdominal.

Reconhece algum desses sintomas? Entre em contato com o Dr. Tiago Emanuel!

Agende uma consulta

Como o diagnóstico é realizado?

Para responder ao seu questionamento “Como saber se tenho hérnia?”, é necessário que um profissional médico realize o diagnóstico adequadamente. Isso pode ser feito de duas maneiras: avaliações clínicas (exame físico) e exames de imagem (ultrassonografia e tomografia computadorizada), sendo estes últimos solicitados para confirmar que os sintomas não estão sendo causados por outras condições.

É de extrema importância realizar o diagnóstico e o tratamento precocemente, de modo a não apresentar complicações como o encarceramento. Nessa situação, o órgão fica preso no orifício herniário, podendo bloquear o intestino e causar o estrangulamento, quando o fluxo sanguíneo é interrompido, ocasionando a necrose das estruturas envolvidas, podendo levar o paciente a óbito ao não tratar tal quadro. Nesses casos, é fundamental buscar assistência médica imediatamente, de modo a iniciar o tratamento o mais breve possível para evitar tais complicações ao paciente.

Qual médico trata hérnias?

Após realizar os procedimentos mencionados anteriormente que ajudam você na questão “Como saber se tenho hérnia?”, é preciso realizar o tratamento desse abaulamento. A única forma de reparar de forma permanente uma hérnia na região abdominal é por meio da intervenção cirúrgica.

Para realizar esse diagnóstico, fazer o acompanhamento da condição e avaliar a necessidade de cirurgia, é recomendado realizar uma consulta com um gastroenterologista, especialista no aparelho digestivo. Caso haja necessidade de cirurgia, é necessário procurar um cirurgião do aparelho digestivo, que poderá conduzir todo esse procedimento.

O Dr. Tiago Emanuel é especialista em cirurgia do aparelho digestivo e possui ampla experiência em metodologias cirúrgicas minimamente invasivas, como a laparoscopia, uma operação muito utilizada nesses casos.

Para saber mais sobre tratamentos de problemas no aparelho digestivo, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Tiago Emanuel.

 

Fonte

Biblioteca Virtual em Saúde

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal

Manual MSD