Procedimento traz inúmeras vantagens ao paciente, especialmente no que diz respeito à segurança e menor tempo de recuperação pós-operatória
A cirurgia robótica é uma metodologia avançada e moderna que utiliza um sistema robótico para auxiliar o especialista durante a execução de um procedimento cirúrgico. Trata-se de uma técnica diferente da intervenção convencional, já que o cirurgião opera um console que controla os braços robóticos, em vez de colocar as mãos diretamente no paciente.
Os dispositivos usados em uma cirurgia robótica são compostos por 3 componentes principais: console, braços robóticos e uma câmera de alta definição. A intervenção é feita a partir de metodologias minimamente invasivas, em que a câmera e os instrumentos cirúrgicos são inseridos através de pequenas incisões no corpo do paciente.
Marque agora sua consulta com o Dr. Tiago Emanuel
Cirurgia robótica do aparelho digestivo
A cirurgia robótica do aparelho digestivo, como o nome indica, diz respeito ao uso da tecnologia robótica na realização de procedimentos em estruturas que fazem parte do sistema digestivo — tais como esôfago, intestino, estômago, fígado e pâncreas. Trata-se de uma abordagem que pode ser utilizada no tratamento de variadas condições, trazendo mais segurança ao procedimento e garantindo rápida recuperação do paciente.
Como é feita a cirurgia robótica do aparelho digestivo?
A cirurgia robótica do aparelho digestivo deve ser realizada por um médico especializado em intervenções do aparelho digestivo e com conhecimento específico neste tipo de intervenção. Em geral, o passo a passo do procedimento é o seguinte:
- Realização cuidadosa do pré-operatório, com exames e demais cuidados apontados pelo especialista;
- Preparação do paciente no dia da cirurgia, que inclui seu posicionamento correto na mesa cirúrgica e aplicação de anestesia;
- Realização de pequenas incisões na região abdominal do paciente;
- Posicionamento dos braços robóticos;
- Inserção dos instrumentos cirúrgicos e da câmera através das incisões;
- Controle do console pelo cirurgião, que visualiza as estruturas internas do paciente a partir da imagem fornecida pela câmera e realiza a cirurgia por meio da manipulação cuidadosa dos braços robóticos;
- Remoção dos instrumentos cirúrgicos e fechamento das incisões.
Outros detalhes específicos da cirurgia robótica do aparelho digestivo variam conforme a condição que está sendo tratada e as necessidades individuais de cada caso.
Marque agora sua consulta com o Dr. Tiago Emanuel
Benefícios e vantagens da cirurgia robótica do aparelho digestivo
A cirurgia robótica oferece uma série de vantagens em comparação com a cirurgia convencional. São elas:
- Maior precisão nos movimentos;
- Visualização avançada das estruturas e tecidos;
- Menores incisões, resultando em menor cicatriz;
- Menor perda de sangue;
- Recuperação mais rápida e menor tempo de internação;
- Menos desconfortos pós-operatórios.
Quando a cirurgia robótica do aparelho digestivo é indicada?
As intervenções realizadas no aparelho digestivo são consideradas complexas, uma vez que é necessário acessar a cavidade abdominal e mexer com diversos órgãos e vasos importantes para o funcionamento do organismo. A cirurgia robótica do aparelho digestivo permite trabalhar essas estruturas com maior precisão, facilitando o procedimento e tornando-o mais seguro.
Cabe a um cirurgião do aparelho digestivo identificar se é possível aplicar a metodologia robótica em determinado tratamento, avaliando as necessidades de cada caso e as particularidades do paciente. Apesar disso, é válido considerar que todos os procedimentos que podem ser realizados por videolaparoscopia também podem se beneficiar das vantagens de uma cirurgia robótica.
Marque agora sua consulta com o Dr. Tiago Emanuel
Existem riscos envolvendo a cirurgia?
Embora a cirurgia robótica do aparelho digestivo seja bastante segura, toda intervenção cirúrgica envolve riscos. Os principais dizem respeito à possibilidade de hemorragia, complicações relacionadas à anestesia, infecção e lesão de órgãos internos.
Todos esses riscos podem ser minimizados a partir de um pré-operatório cuidadoso, na qual é possível identificar condições que podem fazer com que a intervenção seja contraindicada.
Para saber mais sobre tratamentos de problemas no aparelho digestivo, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Tiago Emanuel.
Fontes: