Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
A cirurgia de vesícula emagrece?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
20/01/2023
6 min. de leitura

Entenda a relação entre a cirurgia de vesícula e mudanças de peso

A cirurgia de remoção da vesícula biliar é o tratamento indicado quando o órgão está acometido com alguma doença, como câncer e cálculos. Por ser responsável pelo armazenamento da bile, que, por sua vez, é uma substância muito importante para a digestão de gorduras e outros nutrientes, é comum que surja a dúvida: a cirurgia de vesícula emagrece?

Neste conteúdo, vamos esclarecer se a cirurgia de vesícula emagrece e tirar outras dúvidas pertinentes sobre a vida após esse procedimento.

Quero agendar com um médico de vesícula!

Quando a cirurgia de vesícula é indicada?

Também chamada de colecistectomia, a cirurgia de vesícula é principalmente indicada no tratamento de cálculos biliares, que se caracterizam por pedras na vesícula que atrapalham o fluxo da bile pelos dutos biliares até o intestino. Essa condição causa cólicas intensas e pode prejudicar o metabolismo.

A cirurgia também pode ser indicada em casos de tumores benignos e malignos nos dutos biliares, pancreatite biliar e inflamação da vesícula não relacionada com a presença de cálculos.

Tire suas dúvidas com o Dr. Tiago Emanuel: agende já!

Agende uma consulta

A cirurgia de vesícula emagrece?

Uma das principais dúvidas dos pacientes quanto ao pós-operatório é se a cirurgia de vesícula emagrece. Na verdade, não existe comprovação de que a cirurgia de vesícula emagrece ou mesmo engorda. As sensações de mudanças no peso após a cirurgia estão relacionadas às mudanças metabólicas associadas ao estilo de vida de cada paciente.

Qual a relação da cirurgia com o ganho ou perda de peso?

As alterações metabólicas após a cirurgia de vesícula ocorrem porque, apesar da bile continuar a ser produzida pelo fígado, não existe mais o órgão que a armazena. Dessa forma, o organismo precisa se readaptar ao processo digestivo. Por outro lado, o paciente recuperado não sente mais as restrições alimentares que eram frequentes quando havia sintomas das doenças na vesícula.

Isso faz com que alguns pacientes não só não tenham a sensação de que a cirurgia de vesícula emagrece, como, na verdade, sintam que o aumento de peso é um efeito colateral da cirurgia, o que, na verdade, é apenas efeito da sensação de não haver mais restrições à alimentação após a recuperação total.

Efeitos colaterais comuns da cirurgia

Apesar de não ser fato que cirurgia de vesícula emagrece ou engorda, ainda podem ocorrer outros efeitos colaterais após a realização da colecistectomia, como:

  • Diarreia;
  • Gases;
  • Leve dor abdominal;
  • Dores no pescoço e nos ombros;
  • Vômitos e enjoos.

É importante manter sempre contato com o médico, principalmente na presença de sintomas como febre, dores muito fortes, sangramentos ou outros sinais de infecções.

Como é o pós-operatório da cirurgia de vesícula

O pós-operatório começa com a internação hospitalar, que pode durar um ou dois dias, dependendo do método cirúrgico adotado. É importante que o paciente se mantenha afastado das atividades cotidianas por até duas semanas, sempre realizando pequenas caminhadas e evitando esforços. Medicamentos para aliviar possíveis dores do pós-operatório podem ser prescritos pelo médico.

Controle de peso após a cirurgia

Como vimos, quem faz a cirurgia de vesícula emagrece ou engorda de acordo com a combinação de alterações no metabolismo e estilo de vida adotado pelo paciente. Por isso, é importante buscar o controle de peso por meio de uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais e pobre em gorduras e açúcares, além de manter atividades físicas regularmente.

Como é a vida após a retirada da vesícula biliar?

De forma geral, a colecistectomia é um procedimento seguro que não traz malefícios ao funcionamento do corpo do paciente, pois a bile continua sendo produzida e atuando no processo digestivo, ainda que o organismo precise se adaptar à nova realidade.

O funcionamento do organismo sem a vesícula biliar

Sem a vesícula, a bile continua sendo liberada diretamente pelo fígado para o intestino, ou seja, não ocorre deficiência na produção da substância. Além disso, os dutos que ligam o fígado ao intestino se adaptam à nova realidade, aumentando sua espessura para armazenar a bile.

Alimentação após a retirada da vesícula biliar

A alimentação após a retirada da vesícula biliar deve ser reintroduzida aos poucos. O paciente pode comer de tudo, mas precisa evitar alimentos muito gordurosos, principalmente nas primeiras semanas, e depois inseri-los em pequenas porções até que organismo se readapte à falta da vesícula.

Realize a cirurgia da vesícula biliar com um médico cirurgião especialista!

Agende uma consulta

Como fica o fígado após a retirada da vesícula?

O fígado está diretamente ligado à vesícula. Mas, como vimos, após a cirurgia, o órgão continua funcionando normalmente, produzindo a bile e a secretando diretamente no intestino.

Quem tira a vesícula perde o apetite?

Assim como a afirmação de que cirurgia de vesícula emagrece ou engorda não é verdadeira, não existe relação entre a colecistectomia e a perda de apetite. Na verdade, muitos pacientes passam a comer mais após a cirurgia, pois não sentem mais os desconfortos que sentiam antes ao se alimentarem.

Quem não tem vesícula tem dificuldade para emagrecer?

Como não existe relação entre a retirada da vesícula e o aumento ou perda de peso, não existe relação entre a cirurgia e dificuldade para emagrecer. Essa sensação, em alguns pacientes, está relacionada à facilidade em ingerir mais alimentos após a recuperação, que pode levar ao aumento de peso, se não houver controle adequado.

Quem não tem vesícula pode ter problema no fígado?

Não existe relação entre não ter vesícula e o desenvolvimento de problemas no fígado. É fato que a digestão de alguns alimentos pode se tornar mais difícil até que a adaptação do organismo se complete, mas o aparecimento de doenças do fígado não costuma, necessariamente, ter relação com a presença ou não da vesícula biliar.

Quem não tem vesícula não absorve vitamina D?

As vitaminas lipossolúveis, como a vitamina D, precisam da ação da bile para que sejam devidamente absorvidas pelo corpo. Como a bile continua a ser produzida, a presença ou não da vesícula não interfere no processo de absorção. O que pode ocorrer é que a absorção não ocorra adequadamente até que o organismo se readapte à falta da vesícula.

Para saber mais sobre cirurgia de vesícula, agende uma consulta com o Dr. Tiago Emanuel.

 

Fontes:

Ministério da Saúde

Colégio Brasileiro de Cirurgia Hepato Pancreato Biliar

Federação Brasileira de Gastroenterologia