Procedimento em pessoas de idade avançada requer atenção redobrada em relação a riscos e complicações
O diagnóstico de hérnia abdominal não implica, necessariamente, em grandes preocupações, principalmente quando a condição é assintomática e não há sinal de complicações. No entanto, no caso do paciente idoso, uma preocupação redobrada é válida e necessária, principalmente quando a cirurgia é indicada.
Neste conteúdo, vamos entender um pouco mais sobre como é a cirurgia de hérnia abdominal em idosos e quais cuidados devem ser tomados ao se realizar esse tipo de procedimento em pessoas de idade avançada.
O que é uma hérnia abdominal?
Hérnias abdominais se caracterizam pelo extravasamento de partes de órgão ou de tecido adiposo através de uma abertura na parede abdominal interna. Essa protusão pode ocorrer por causa do enfraquecimento da musculatura da região, esforços excessivos e diversas outras causas, e pode ser percebida como uma espécie de caroço ou abaulamento na região abdominal.
O único tratamento capaz de reverter definitivamente uma hérnia abdominal é a cirurgia. No procedimento, é feito reposicionamento dos tecidos protusos e o fechamento da abertura na parede abdominal, que pode ser reforçado com uma tela.
O método de tratamento costuma ser muito seguro mesmo quando é uma cirurgia de hérnia abdominal em idosos. Ainda assim, de forma mais específica, esses casos precisam de atenção redobrada.
Por que hérnias abdominais em idosos merecem atenção redobrada?
Mesmo antes da cirurgia de hérnia abdominal em idosos, a própria condição em si merece atenção redobrada. A idade avançada, por si só, já é um fator de risco para o desenvolvimento de hérnias, uma vez que a parede abdominal se enfraquece com o passar dos anos.
Na presença das protusões, existe, ainda, um risco aumentado de evolução das hérnias abdominais para complicações, que se caracterizam pelo encarceramento da protusão no orifício herniário ou pelo estrangulamento dos vasos sanguíneos que alimentam o tecido protuso. Essas complicações são potencialmente graves e necessitam de tratamento urgente.
Quais os principais sintomas de hérnia abdominal em idosos?
Mesmo em pessoas idosas, a maioria dos casos de hérnia abdominal são assintomáticos. Quando ocorrem, não necessariamente são um sinal de gravidade, mas devem ser observados com cuidado. São eles:
- Dores localizadas na região da hérnia, principalmente durante a realização de esforços físicos;
- Desconforto abdominal, principalmente em determinadas posições;
- Inchaço e vermelhidão na região abdominal;
- Náuseas, vômitos e prisão de ventre.
A observação dos sintomas é muito importante durante o processo diagnóstico e para a determinação se uma cirurgia de hérnia abdominal em idosos é necessária ou não, e qual o grau de urgência do procedimento. Náuseas, vômitos, inchaço e vermelhidão, por exemplo, podem ser sinais de complicações, dependendo das características das protusões em si.
Quais os riscos da cirurgia de hérnia abdominal em idosos?
A cirurgia de hérnia abdominal em idosos, assim como todo procedimento invasivo em pessoas de idade avançada, deve ser feita com atenção redobrada. De modo geral, podemos dizer que os riscos da cirurgia de hérnia abdominal em idosos são os mesmos de um procedimento deste tipo em qualquer pessoa, incluindo:
- Complicações pelo uso da anestesia;
- Sangramentos e infecções;
- Recidiva da hérnia abdominal.
No entanto, no caso do tratamento de hérnia abdominal em idosos, é importante levar em consideração que esses indivíduos têm um risco aumentado de desenvolvimento de complicações cardíacas, pulmonares e digestivas decorrentes do procedimento invasivo em si e do uso de anestesia.
Por esse motivo, ao avaliar a necessidade de uma cirurgia de hérnia abdominal em idosos, o médico especialista pode optar pela realização do procedimento somente se for constatado um risco maior de complicações pela hérnia em si do que pela cirurgia.
Ainda assim, na maioria dos casos, e uma vez que o procedimento é realizado corretamente com todos os cuidados para manter a integridade do paciente, a cirurgia de hérnia abdominal em idosos tem boas chances de ser um procedimento de sucesso.
Quais cuidados tomar após a cirurgia de hérnia abdominal em idosos?
Os cuidados após uma cirurgia de hérnia abdominal em idosos não se diferem muito da cirurgia realizada em pacientes mais jovens. São eles:
- Evitar dirigir nos primeiros 7 dias após o procedimento;
- Realizar a retomada das atividades diárias de forma gradual. Estima-se que em cerca de 30 dias a retomada já possa ser completa;
- Manter uma alimentação equilibrada que favoreça um bom trânsito intestinal;
- Cuidar dos curativos de acordo com as recomendações dos profissionais de saúde.
Em alguns casos, o período de repouso e retomada gradual das atividades diárias pode variar de acordo com a idade do paciente idoso ou outras características individuais detectadas na avaliação geral de saúde.
Quando procurar um médico especializado em hérnia abdominal?
Assim que perceber uma protusão estranha no abdômen, é importante procurar um médico especialista em hérnia abdominal. Esse profissional realizará o diagnóstico e determinará qual é o melhor momento para a realização do tratamento cirúrgico.
Se você quer saber mais sobre cirurgia de hérnia abdominal em idosos e outros tratamentos para essa condição, entre em contato com o Dr. Tiago Emanuel e agende uma consulta.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal
Biblioteca Virtual em Saúde