Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Hérnia de hiato
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
5 min. de leitura

Deslocamento do estômago em direção ao tórax pode causar diversos sintomas desconfortantes, entre eles o refluxo gastroesofágico

A hérnia abdominal é um problema bastante recorrente, caracterizado pela protusão parcial ou total de algum órgão ou tecido por uma passagem que se abre indevidamente. A hérnia pode ocorrer por conta de má formação ou enfraquecimento da musculatura que fornece sustentação e proteção aos órgãos internos do abdômen.

Quero tratar uma hérnia!

Existem vários tipos de hérnias abdominais, mas neste conteúdo vamos falar especificamente sobre a hérnia de hiato e suas causas, sintomas, formas de diagnóstico e tratamento. Acompanhe!

O que é hernia de hiato?

A hérnia de hiato é o extravasamento de parte do estômago pelo diafragma, músculo localizado na parte inferior dos pulmões, que separa o tórax do abdômen. O hiato esofágico é o orifício que permite a passagem do esôfago pelo diafragma para que os alimentos ingeridos cheguem até o estômago.

Quando o hiato esofágico se enfraquece, pode ocorrer um alargamento e relaxamento dessa estrutura, permitindo que partes do estômago ou outros órgãos passem pelo orifício e cheguem até o tórax.

A hérnia de hiato pode ser dividida em dois tipos. A chamada hérnia de hiato por deslizamento é a mais comum e consiste no deslocamento do estômago pelo hiato esofágico. Já a hérnia de hiato paraesofágica é quando parte do estômago se projeta pelo hiato mesmo quando a junção entre o esôfago e estomago está em sua posição normal.

Causas da hérnia de hiato

O relaxamento das estruturas que mantêm o hiato esofágico estável provoca o alargamento do orifício, dando origem à hérnia de hiato. Os motivos exatos que levam a essa condição ainda não são conhecidos, mas sabe-se que o problema é mais comum em pacientes com mais de 50 anos com quadro de obesidade ou sobrepeso.

Atente-se aos fatores de risco da hérnia de hiato. Agende uma consulta!

Agende uma consulta

Outros fatores de risco são:

  • Esforço excessivo provocado por prisão de ventre, tosse e constipação;
  • Levantamento de peso;
  • Tabagismo;
  • Histórico de hérnias;
  • Mulheres que já tiveram gestações anteriores.

Sintomas da hérnia de hiato

Muitos casos são assintomáticos, mas algumas pessoas podem apresentar algum tipo de desconforto, principalmente associado ao refluxo gastroesofágico, que provoca sensação de azia, queimação e dores torácicas.

Outros sintomas comuns da hérnia de hiato são:

  • Arrotos (eructação);
  • Regurgitação;
  • Tosse seca persistente;
  • Dificuldade para engolir;
  • Mau hálito;
  • Vômitos;
  • Sensação de demora na digestão dos alimentos.

Os sintomas mencionados acima costumam ser mais frequentes quando o paciente apresenta uma hérnia de hiato mais volumosa e surgem, geralmente, 30 minutos após as refeições, desaparecendo posteriormente.

Riscos da hérnia de hiato

O principal risco da hérnia de hiato por deslizamento é o desenvolvimento da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), na qual ocorre o retorno involuntário e persistente do conteúdo gástrico do estômago para o esôfago. Se não houver o tratamento adequado, o problema pode causar complicações mais sérias no longo prazo, como esofagite e formação de úlceras.

A hérnia de hiato paraesofágica pode ficar encarcerada ou estrangulada, condição na qual o conteúdo extravasado fica preso e o fluxo sanguíneo é interrompido no local. Essa é uma situação de emergência que requer uma intervenção cirúrgica imediata para preservar a vida do paciente.

Como o diagnóstico é realizado?

O diagnóstico é feito a partir da análise dos sintomas e do histórico clínico do paciente, sendo confirmado com a realização de alguns exames. Os principais são:

  • Raio-x com contraste de bário do trato digestivo superior;
  • Endoscopia digestiva alta;
  • Manometria e phmetria esofágica.

Tratamento da hérnia de hiato

A hérnia de hiato é tratada de acordo com a gravidade do quadro. Hérnias menores e que causam poucos sintomas podem receber indicação de tratamento clínico para amenizar os sintomas do refluxo gastroesofágico. Essas medidas incluem medicamentos para reduzir a produção de ácido estomacal e algumas mudanças comportamentais para controlar o peso e cuidar da alimentação.

Já as hérnias maiores que causam sintomas desconfortantes ou do tipo paraesofágica podem ser tratadas cirurgicamente por laparoscopia. O procedimento recoloca o conteúdo extravasado de volta à cavidade abdominal e fecha o orifício herniário. O cirurgião também pode confeccionar uma válvula para evitar que parte do estômago volte a extravasar pelo diafragma.

Quando é necessário operar?

A cirurgia de hérnia de hiato é necessária quando as abordagens clínicas não se mostram eficientes para aliviar os sintomas da doença. São casos mais graves com complicações associadas, como esofagite, úlceras, estenose esofágica ou risco de estrangulamento, no caso de hérnia de hiato paraesofágica.

Um médico especialista no tratamento de hérnias abdominais avalia cada caso individualmente antes de tomar a decisão de operar o paciente.

Prevenção da hérnia de hiato

Para impedir as complicações relacionadas à hérnia de hiato, principalmente os sintomas do refluxo gastroesofágico, é importante manter hábitos de vida saudáveis, como:

  • Manter o peso sob controle para evitar o sobrepeso ou obesidade;
  • Evitar frituras e alimentos gordurosos;
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e gaseificadas;
  • Não ingerir líquidos durante as refeições;
  • Alimentar-se em pequenas porções;
  • Evitar se deitar logo após as refeições;
  • Manter a cabeça um pouco mais elevada na hora de dormir;
  • Evitar o tabagismo.

Médico para hérnia de hiato

O cirurgião do aparelho digestivo é o médico com formação e conhecimentos necessários para investigar, diagnosticar e indicar a forma de tratamento mais adequada para os casos de hérnia de hiato.

O Dr. Tiago Emanuel é cirurgião geral e cirurgião do aparelho digestivo com vasta experiência em cirurgias minimamente invasivas, inclusive plataformas robóticas.

Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Tiago Emanuel.

 

Fontes:

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal

Manual MSD

Logo

Cuide da sua saúde!

Agende uma consulta